Repository logo
 
Publication

Aconte-ser: um conceito ativador para uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporânea

dc.contributor.authorNeto, Angelo
dc.date.accessioned2024-06-25T10:57:35Z
dc.date.available2024-06-25T10:57:35Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA aula de técnica de dança contemporânea, proposta enquanto um lugar de problematização, reflete, de forma imanente, sobre a relação entre os métodos e os processos de criação coreográfica e o processo de ensino-aprendizagem. Este facto enaltece a relação Escola-Mundo enquanto um lugar de pensamento capaz de configurar uma cartografia de aspetos éticos, estéticos e políticos. É neste lugar que este texto pretende promover uma indagação filosófica que explora o potencial de relação, o potencial educativo e como a arquitetura dos processos de ensino-aprendizagem é capaz de se sustentar num plano de conexão com o desconhecido. Partindo do posicionamento deleuziano onde tanto a criação artística como a filosófica produzem pensamento através da criação de conceitos, aconte-ser é, deste modo, um conceito criado para pensar a ativação de uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporânea. Assim, na horizontalidade dos conceitos, o acontecimento Deleuziano é o ponto de coincidência de vários aspetos desenvolvidos no texto propondo um diálogo-paisagem entre educação, criação e investigação. O ensino-aprendizagem é proposto, deste modo, enquanto um processo sustentado numa perspetiva construtivista do conhecimento, em que a aula de técnica de dança contemporânea se torna o lugar da transformação e da experiência.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Proposed as a place for problematization, the contemporary dance technique class reflects, immanently, on the relationship between the methods and processes of choreographic creation and the teaching-learning process. This approach enhances the School-World relationship as a place of thought capable of configuring a cartography of ethical,aesthetic and political aspects. It is in this context that this text intends to promote a philosophical inquiry that explores the relational potential, the educational potential, and how the architecture of teaching-learning processes can sustain itself on a level of connection with the unknown. Starting from a Deleuzian perspective, where both artistic and philosophical creation produce thought through the creation of concepts, happen-to-be is, therefore, a concept created to consider the activation of a future pedagogy within the context of contemporary dance technique classes. Thus, in the horizontality of concepts, the Deleuzian event is the point of coincidence of several aspects developed in the text, proposing a dialogue-landscape between education, creation, and research. Teaching-learning is thus proposed as a process supported by a constructivist perspective of knowledge, in which the contemporary dance technique class becomes a place of transformation and experience.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationNeto, A. C. (2024). Aconte-ser: um conceito ativador para uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporânea. Revista Estud(i)os de Dança, RED 2024. 2 (1), 1-12.https://doi.org/10.53072/RED202401/00206pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.53072/RED202401/00206pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17527
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Estud(i)os de Dança, RED 2024pt_PT
dc.relation.ispartofseriesnº1
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.fmh.ulisboa.pt/index.php/red/article/view/61pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAcontecimentopt_PT
dc.subjectDance
dc.subjectEducation
dc.subjectEvent
dc.titleAconte-ser: um conceito ativador para uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporâneapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.issuenº 1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Estud(i)os de Dança, RED 2024pt_PT
oaire.citation.volumeVol. 2pt_PT
person.familyNameNeto
person.givenNameAngelo
person.identifier.ciencia-idB01C-9575-05D7
person.identifier.orcid0000-0002-7090-8474
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5800577a-0906-4b41-9223-f15fc08f7d01
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5800577a-0906-4b41-9223-f15fc08f7d01

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Neto_RED202400206_v2.pdf
Size:
216.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections