Repository logo
 
Publication

A voz instrumental: perspectiva dos cantores de jazz sobre a interpretação e improvisação

dc.contributor.advisorPinheiro, Ricardo
dc.contributor.authorOliveira, Sónia Filipa Jerónimo
dc.date.accessioned2019-01-28T11:11:35Z
dc.date.available2019-01-28T11:11:35Z
dc.date.issued2017-01
dc.descriptionMestrado em Músicapt_PT
dc.description.abstractO recurso à utilização da voz instrumental é uma realidade na performance das cantoras de jazz desde os primórdios da tradição jazzística até aos dias de hoje. Sendo uma estética que se tem modificado ao longo dos tempos, é hoje considerada uma das abordagens com mais liberdade criativa, que se verifica tanto no contexto mais hermético da música escrita, como na música improvisada. Características de excelência são esperadas dos cantores que se equiparam a outros instrumentos, tanto no domínio técnico e teórico como no campo criativo e filosófico. Este estudo centrou-se na compreensão do modus operandi de quatro cantoras, no sentido de entender como lidam elas com os aspectos da instrumentalização vocal na sua performance. Saber como abordam as peças musicais do ponto de vista teórico, emocional e interpretativo pretendeu ser uma forma de sistematizar esta informação, para que outros cantores possam seguir esse percurso, se assim o desejarem. Neste processo foi também fundamental compreender o percurso histórico da utilização destes elementos, enumerar recursos e características, compreender o funcionamento do aparelho vocal e estabelecer padrões que ajudem a perceber como se interpreta nestas situações.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The use of instrumental voice is present in the jazz singers’ performance since the beginnings of the jazz tradition. As an aesthetic that has changed with time, it is considered an approach that allows a lot of creative freedom, whether in written or improvised music. Characteristics of excellence are expected from these singers, who are compared to other instruments, both in the technical and theoretical domain as in the creative and philosophical field. This study focused on the modus operandi of four singers, in order to understand how they deal with aspects of vocal “instrumentalization” in their performance. Getting to know how they approach musical pieces from a theoretical, emotional and interpretive point of view was intended to be a way of organizing this information, so that other singers can follow this path, if they want to. In this process it was also very important to understand the historical course of the use of the voice as an instrument, to enumerate its features and characteristics, understand the functioning of the vocal anatomy and to establish patterns that help to understand how one interprets in these situations.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201717697
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9367
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectJazzpt_PT
dc.subjectVoz instrumentalpt_PT
dc.subjectInterpretaçãopt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectEmoçãopt_PT
dc.subjectInstrumental voicept_PT
dc.subjectInterpretationpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectEmotionpt_PT
dc.titleA voz instrumental: perspectiva dos cantores de jazz sobre a interpretação e improvisaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA voz instrumental: perspectiva dos cantores de jazz sobre a interpretação e improvisaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio MM ESML Sonia Oliveira2011556.pdf
Size:
589.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: