Repository logo
 
Publication

Definição de uma estratégia de comunicação online para a agência excentricGrey

dc.contributor.advisorLuz, Cristinapor
dc.contributor.authorGenésio, Joana Isabel Veiga Pires
dc.date.accessioned2016-03-17T16:02:09Z
dc.date.available2016-03-17T16:02:09Z
dc.date.issued2015-11
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio debruça-se sobre as potencialidades de uma estratégia de comunicação, num negócio Business-to-Business, assente exclusivamente em canais digitais, como o Website da empresa, networks sociais, search e email marketing. O estágio, com a duração de nove meses, decorreu no departamento de comunicação e marketing de uma agência de comunicação integrada, a excentricGrey. A chegada de um novo ano, traz consigo a oportunidade de as organizações traçarem novos planos de ação, procurando dar conta das suas principais fraquezas e ameaças e, simultaneamente, tirar partido das suas forças e oportunidades. Neste caso, pela escassez de investimento disponível e pelo expertise e know how que caracterizam a organização em análise, a aposta no digital surge como uma resposta óbvia e alinhada com os principais objetivos da empresa para 2015: mais visibilidade no mercado e (consequentemente) aumento do número de contactos. Nesse sentido, foi delineada e implementada uma estratégia de comunicação online assente em dois pontos basilares: o conteúdo (que deveria ser sempre relevante e distintivo) e a conversão (mais do que chegar a uma audiência alargada, importava chegar aquele conjunto de clientes e potenciais que efetivamente representam um benefício para a empresa). Tratando-se de uma investigação-ação, a estratégia foi traçada com base num diagnóstico preliminar, sendo subsequentemente implementada ao longo dos nove meses de estágio. Durante este período foi possível desconstruir a teoria em torno do universo digital, compreendendo mais profundamente como cada um dos canais online funciona, bem como avaliando o impacto de uma abordagem deste tipo numa agência de comunicação como a excentricGrey. Genericamente, as ações implementadas tiveram uma performance positiva, indo ao encontro dos principais objetivos fixados. Não obstante, comprovar-se-á também que, para que uma organização tenha sucesso no digital, as ações estratégicas não devem ser consideradas como um fim em si mesmas, devendo ser antes encaradas como um work in progress sujeito a otimizações e reajustes contínuos, com base nas metas a atingir.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study focuses on the potential of a communication strategy for a business-tobusiness organization, based exclusively on digital channels, such as the company Website, social networks, search and email marketing. The nine-month's internship took place in excentricGrey's marketing department. The beginning of a new year brings the opportunity for organizations define a new action plan, trying to account for its main weaknesses and threats and simultaneously take advantage of its strengths and opportunities. In this case, the lack of investment available and the expertise and know-how, which characterize the organization under review, the focus on digital channels emerged as an obvious and aligned response to the company's major goals for 2015: more visibility in the market and (consequently) the increasing number of contacts. In this sense, was designed and implemented an online communication strategy based on two fundamental points: the content (which should always be relevant and distinctive) and conversion (rather than reach a wide audience, it was important to get that set of customers and prospects that effectively represent a benefit to the company). This study is based on the action-research method. After a phase of diagnosis, the strategy was defined and implemented throughout the nine months of internship, during which period it was possible to comprise the theory around the digital universe, as well as understand more deeply how each of the online channel works.eng
dc.identifier.citationGENÉSIO, Joana Isabel Veiga Pires - Definição de uma estratégia de comunicação online para a agência excentricGrey. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Relatório de estágio.pt_PT
dc.identifier.tid201043025por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5898
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopt_PT
dc.subjectPlano de comunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação digitalpt_PT
dc.subjectWebsitespt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjecteMail marketingpt_PT
dc.subjectDigital marketingeng
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectCommunication planeng
dc.subjectDigital communicationeng
dc.subjectSocial networkingeng
dc.titleDefinição de uma estratégia de comunicação online para a agência excentricGreypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleDefinição de uma estratégia de comunicação online para a agência excentricGreypt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio de Estagio_Joana Genesio_PM.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: