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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio debruça-se sobre as potencialidades de uma estratégia de
comunicação, num negócio Business-to-Business, assente exclusivamente em canais
digitais, como o Website da empresa, networks sociais, search e email marketing. O
estágio, com a duração de nove meses, decorreu no departamento de comunicação e
marketing de uma agência de comunicação integrada, a excentricGrey.
A chegada de um novo ano, traz consigo a oportunidade de as organizações traçarem
novos planos de ação, procurando dar conta das suas principais fraquezas e ameaças e,
simultaneamente, tirar partido das suas forças e oportunidades. Neste caso, pela
escassez de investimento disponível e pelo expertise e know how que caracterizam a
organização em análise, a aposta no digital surge como uma resposta óbvia e alinhada
com os principais objetivos da empresa para 2015: mais visibilidade no mercado e
(consequentemente) aumento do número de contactos. Nesse sentido, foi delineada e
implementada uma estratégia de comunicação online assente em dois pontos basilares:
o conteúdo (que deveria ser sempre relevante e distintivo) e a conversão (mais do que
chegar a uma audiência alargada, importava chegar aquele conjunto de clientes e
potenciais que efetivamente representam um benefício para a empresa).
Tratando-se de uma investigação-ação, a estratégia foi traçada com base num
diagnóstico preliminar, sendo subsequentemente implementada ao longo dos nove
meses de estágio. Durante este período foi possível desconstruir a teoria em torno do
universo digital, compreendendo mais profundamente como cada um dos canais online
funciona, bem como avaliando o impacto de uma abordagem deste tipo numa agência
de comunicação como a excentricGrey.
Genericamente, as ações implementadas tiveram uma performance positiva, indo ao
encontro dos principais objetivos fixados. Não obstante, comprovar-se-á também que,
para que uma organização tenha sucesso no digital, as ações estratégicas não devem ser
consideradas como um fim em si mesmas, devendo ser antes encaradas como um work
in progress sujeito a otimizações e reajustes contínuos, com base nas metas a atingir.
ABSTRACT: This study focuses on the potential of a communication strategy for a business-tobusiness organization, based exclusively on digital channels, such as the company Website, social networks, search and email marketing. The nine-month's internship took place in excentricGrey's marketing department. The beginning of a new year brings the opportunity for organizations define a new action plan, trying to account for its main weaknesses and threats and simultaneously take advantage of its strengths and opportunities. In this case, the lack of investment available and the expertise and know-how, which characterize the organization under review, the focus on digital channels emerged as an obvious and aligned response to the company's major goals for 2015: more visibility in the market and (consequently) the increasing number of contacts. In this sense, was designed and implemented an online communication strategy based on two fundamental points: the content (which should always be relevant and distinctive) and conversion (rather than reach a wide audience, it was important to get that set of customers and prospects that effectively represent a benefit to the company). This study is based on the action-research method. After a phase of diagnosis, the strategy was defined and implemented throughout the nine months of internship, during which period it was possible to comprise the theory around the digital universe, as well as understand more deeply how each of the online channel works.
ABSTRACT: This study focuses on the potential of a communication strategy for a business-tobusiness organization, based exclusively on digital channels, such as the company Website, social networks, search and email marketing. The nine-month's internship took place in excentricGrey's marketing department. The beginning of a new year brings the opportunity for organizations define a new action plan, trying to account for its main weaknesses and threats and simultaneously take advantage of its strengths and opportunities. In this case, the lack of investment available and the expertise and know-how, which characterize the organization under review, the focus on digital channels emerged as an obvious and aligned response to the company's major goals for 2015: more visibility in the market and (consequently) the increasing number of contacts. In this sense, was designed and implemented an online communication strategy based on two fundamental points: the content (which should always be relevant and distinctive) and conversion (rather than reach a wide audience, it was important to get that set of customers and prospects that effectively represent a benefit to the company). This study is based on the action-research method. After a phase of diagnosis, the strategy was defined and implemented throughout the nine months of internship, during which period it was possible to comprise the theory around the digital universe, as well as understand more deeply how each of the online channel works.
Description
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Keywords
Marketing digital Estratégias de comunicação Plano de comunicação Comunicação digital Websites Redes sociais eMail marketing Digital marketing Communication strategies Communication plan Digital communication Social networking
Citation
GENÉSIO, Joana Isabel Veiga Pires - Definição de uma estratégia de comunicação online para a agência excentricGrey. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Relatório de estágio.