Repository logo
 
Publication

Educação para a cidadania

dc.contributor.advisorRosa, Joãopt_PT
dc.contributor.authorAzevedo, Filipa Soares e Vaz
dc.date.accessioned2015-10-09T09:33:19Z
dc.date.available2015-10-09T09:33:19Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO relatório que se apresenta relata a intervenção no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento incide na prática realizada no 4.ºano do 1.ºciclo, descre-vendo de forma reflexiva: os momentos de observação, integrando a avaliação diagnós-tica, a consequente problematização e definição dos objetivos gerais; os momentos de intervenção pedagógica e a avaliação de todo este processo. No período de observação, surge o tema de investigação: que atividades desen-volver no sentido de promover o desenvolvimento das diferentes dimensões da Educa-ção para a Cidadania? Os resultados foram obtidos através dos produtos de várias atividades desenvol-vidas no âmbito das diferentes áreas do currículo, e de um questionário efetuado aos alunos, no final do período de intervenção. O estudo mostrou que a integração de atividades no âmbito da Educação para a Cidadania nas diferentes áreas curriculares é passível de ser realizada, uma vez que os resultados obtidos, particularmente os aferidos no questionário final, demonstraram a aquisição da maioria das competências visadas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The report that is hereby presented accounts the intervention that has been under-taken as part of the II Supervised Teaching Practice Course, that being an element of a Masters in Primary Education. This document focuses on the practice held at a primary school in a year 4 class. Consequently, this report reflects on the moments of observation followed by an analysis and diagnostic evaluation of the consequent questioning and definition of the overall ob-jectives; the moments of pedagogical intervention and evaluation of this process. During the observation period, the research topic arises: Which activities should be established to promote the development of different dimensions of Education within Citizenship? The findings were obtained as a result of the various activities developed in the numerous areas of the curriculum. Additionally, it was also obtained from a questionnaire made to students at the end of the intervention period. The study showed that it is possible to make subjects cross curricular to integrate Citizenship. This can be achieved since the results, particularly those tested in the final questionnaire, demonstrated the acquisition of the majority of the targeted skills.en
dc.identifier.tid201368730pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5257
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.subjectEducation within citizenshipen
dc.subjectTeaching/learning processen
dc.subjectIntegrateen
dc.titleEducação para a cidadaniapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Educação para a cidadania.pdf
Size:
8.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: