Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Música de conjunto em linha com a disciplina de análise e técnicas de composição

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio Final+anexos Carlos Cruz.pdf5.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) O Relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Assenta sobre a prática pedagógica desenvolvida na Academia de Música de Alcobaça – no ano letivo 2016-2017, abrangendo uma turma de Análise e Técnicas de Composição e uma turma de Classe de Conjunto. Neste Relatório caracterizámos o estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, tendo sido posteriormente evidenciadas as práticas educativas sobre cada turma, ao longo do ano letivo. Procurámos, igualmente, salientar os aspetos essenciais das duas componentes formativas em estudo. As principais conclusões deste Relatório demonstram que, após uma revisão profunda dos objetivos e estratégias, os alunos observados não apresentaram fragilidades assinaláveis, tendo revelado simultaneamente níveis de consolidação bastante elevados. Não foi possível estender conclusões transversais a todo o nível secundário dado que apenas existiam matrículas no segundo ano da disciplina de Análise e Técnicas de Composição (ATC). Dada a especificidade do curso no qual os alunos estavam inscritos, não foi possível afirmar que os mesmos prosseguirão para o Ensino Superior de Música, mas por outro lado, prevê-se que atinjam os objetivos para o terceiro ano da disciplina.
Resumo II (Investigação) Este trabalho de investigação e sua ligação com a ATC incidiu sobre a importância da transição para o ensino secundário de música. Teve por base a interpretação de uma peça infantojuvenil, realizada por uma turma composta por alunos de diferentes graus, durante a unidade curricular de Música de Conjunto. Intitulada "O Tempo das Coisas", esta obra foi composta para coro, piano e dança. Depois de analisarmos o conjunto dos sete andamentos desta obra e relacioná-la com a pedagogia diferenciada e com o desenvolvimento curricular, propusemos uma ligação de obras deste tipo com a ATC. A metodologia aplicada (Investigação – Ação) teve como objeto de pesquisa um grupo natural constituído por alunos de diferentes graus. A aquisição de registos áudio e vídeo permitiu reforçar as conclusões sobre a importância da implementação de projetos de desenvolvimento curricular no Ensino Artístico Especializado. As principais conclusões permitiram apontar a interpretação de reportório diversificado, com tendências atuais, como uma necessidade inerente à Música de Conjunto. Privilegiando a integração com projetos de desenvolvimento curricular assentes em objetivos alcançáveis foi, igualmente, possível concluir que a interpretação de obras com este perfil permite retirar vantagens do contato com o lado prático dos conteúdos que, futuramente, constituem parte do currículo do nível secundário, como é o caso da disciplina de ATC.
Abstract I (Teaching) This essay is one of the requirements of the Curricular Unit of Estágio do Ensino Especializado, Master in Ensino da Música by the Escola Superior de Música de Lisboa and it is based on the pedagogical practice developed at the Academia de Música de Alcobça, 2016-2017, comprising a class of Análise e Técnicas de Composição and a class of Classe de Conjunto. This essay will characterize the educational establishment where the internship took place, evidencing the educational practices practiced in each class throughout the school year, trying to highlight the aspects of the two formative components under study.! The main conclusions of this report demonstrate that, after a thorough review of the objectives and strategies, the students observed did not present significant weaknesses, showing at the same time very high levels of knowledge retention. It was not possible to extend cross-sectional conclusions to the whole secondary level since there were only students of the second year of the subject of Análise e Técnicas de Composição (ATC). Given the specificity of the course in which the students were enrolled, it was not possible to say that they will continue to the Higher Education of Music, but on the other hand, they are expected to reach the objectives for the third year of the course.
Abstract II (Research) This research work and its link with the ATC focused on the importance of the transition to the secondary education of music. It was based on the interpretation of a children/youth piece, performed by a group of students of different grades, during the course of Musica de Conjutno.! Entitled "O Tempo das Coisas", this work was composed for choir, piano and dance.! After analyzing their seven movements and relating it to the differentiated pedagogy and curricular development, a connection between the discipline of Análise e Técnicas de Composição and this type of works is proposed.! The study design is part of a Research-Action methodology, using a natural work group made of different grades students.! The acquisition of audio and video records allowed conclusions about the importance of the implementation of curricular development projects in Ensino Artístico Especializado.! The main conclusions allow us to point out the interpretation of a diversified repertoire, with current tendencies, as an inherent need of Música de Conjunto. By prioritizing integration with curriculum development projects based on achievable objectives, it was also possible to conclude that the interpretation of works with this profile allows to take advantage of the contact with the practical side of the contents that, in the future, are part of the secondary level curriculum, as is the case of the ATC discipline.!

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música – Área de Composição

Keywords

Composição Coro Infantojuvenil Piano Análise e técnicas de composição Música de conjunto Composition Children/youth Choir Piano Analysis and composition techniques Ensemble music

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License