Repository logo
 
Publication

Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágio

dc.contributor.authorCosta, Joana da Cruz
dc.date.accessioned2016-02-11T16:59:19Z
dc.date.available2016-02-11T16:59:19Z
dc.date.issued2015-08
dc.description.abstractResumo secção I – Prática Pedagógica - Este relatório de estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Estágio de Ensino Especializado (EEE), do mestrado em Ensino da Música, frequentado na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), ramo de especialização – Percussão. O estágio decorreu nas instalações da Academia de Música de Óbidos, no ano letivo 2013/2014, com a orientação do professor de EEE, Richard Buckley. Durante o ano letivo foram lecionadas aulas a três alunos de diferentes idades que estavam inscritos nas turmas de iniciação I (1.º ano), de ensino básico (6.º ano/2.º grau) e de ensino secundário (10.º ano/6.º grau). A primeira secção deste trabalho, designada Prática Pedagógica compreende a descrição da Academia e dos alunos que dela fizeram parte. O presente relatório também expõem as práticas pedagógicas desenvolvidas com os três alunos, que serviram de amostra para o presente estudo, e que retratam o trabalho desenvolvido. Na última parte desta secção é feita uma análise crítica da atividade docente assim como uma pequena conclusão.pt_PT
dc.description.abstractResumo secção II – Investigação - A segunda secção do presente relatório de estágio, intitulada «Investigação», analisa e descrever a metodologia de Edwin Gordon enquadrada no ensino da música a crianças em idade precoce. No ponto «revisão da literatura», é feita uma abordagem à obra de Gordon e uma comparação entre as metodologias de Edwin Gordon e Shinichi Suzuki. Seguidamente é feita uma análise critica à metodologia de Edwin Gordon, assim como uma descrição geral de conceitos mais importantes e que, na nossa opinião, um professor de instrumento deve considerar quando leciona aulas de iniciação ao estudo do instrumento. Em jeito de conclusão, no subcapítulo «apresentação e análise de resultados», são descritas aulas lecionadas a crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, assim como a utilização da metodologia aconselhada pelo pedagogo Edwin Gordon em comparação com os ideais de Shinichi Suzuki. Por fim, apresenta-se uma análise sobre o trabalho apresentado e os resultados obtidos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - This internship report was written within the specialized teaching stage discipline (EEE), from the Music teaching Master’s degree, in the Lisbon Music College (ESML), percussion specialization branch. The internship was held in the Óbidos Music Academy, during the school year 2013/2014, with the orientation of Richard Buckley orientation, professor in EEE. During the school year three students were thaught in the classes of Initiation (1st grade), basic education (6th year/2nd grade) and High school (10th year/6th grade).In the first section of the report, Pedagogical Practice is composed by the Academy and students description. The present report exposes the pedagogical practices developed with the three students. In the last part of this section is a critical analysis of the teaching activity as well as a small conclusion.pt_PT
dc.description.abstractResumo secção II – Investigação - A segunda secção do presente relatório de estágio, intitulada «Investigação», analisa e descrever a metodologia de Edwin Gordon enquadrada no ensino da música a crianças em idade precoce. No ponto «revisão da literatura», é feita uma abordagem à obra de Gordon e uma comparação entre as metodologias de Edwin Gordon e Shinichi Suzuki. Seguidamente é feita uma análise critica à metodologia de Edwin Gordon, assim como uma descrição geral de conceitos mais importantes e que, na nossa opinião, um professor de instrumento deve considerar quando leciona aulas de iniciação ao estudo do instrumento. Em jeito de conclusão, no subcapítulo «apresentação e análise de resultados», são descritas aulas lecionadas a crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, assim como a utilização da metodologia aconselhada pelo pedagogo Edwin Gordon em comparação com os ideais de Shinichi Suzuki. Por fim, apresenta-se uma análise sobre o trabalho apresentado e os resultados obtidos.pt_PT
dc.identifier.tid201454394
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5664
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectPercussãopt_PT
dc.subjectEdwin Gordonpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectPercussionpt_PT
dc.titlePrimeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titlePrimeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de estágio.pdf
Size:
2.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: