Repository logo
 
Publication

Contributos do teatro para a educação literária no 1.ºano de escolaridade

dc.contributor.advisorFalcão, Miguelpt_PT
dc.contributor.authorPécurto, Sara Melo dos Anjos
dc.date.accessioned2024-01-12T10:25:16Z
dc.date.available2024-01-12T10:25:16Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.descriptionRelatório da prática do ensino supervisionada Apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste Relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado de Ensino em 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (MPHGP), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), com a finalidade de, por um lado, descrever e analisar a intervenção implementada em contextos de 1.º e de 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de, por outro lado, apresentar e discutir os resultados relativos ao estudo realizado. O estudo, focado na turma do 1.º CEB, decorreu do meu gosto pelo trabalho a partir de obras literárias e do interesse de articular as áreas de Expressão Dramática/Teatro e de Português, em particular em torno da educação literária. Atendendo às áreas curriculares articuladas, foram definidos os seguintes objetivos: a) Reconhecer em diferentes géneros textuais as estruturas específicas e os principais elementos organizadores da narrativa; b) Apropriar-se de histórias através das práticas e dos recursos do teatro e do contacto com obras literárias; c) Participar em processos de (re)criação de histórias, através de práticas de escrita e performativas. No plano metodológico, realizámos um estudo do tipo investigação-ação, e recorremos, relativamente a técnicas de recolha de dados, à entrevista semiestruturada à professora cooperante, ao focus group aos alunos e à observação participante com registo em notas de campo; e quanto a técnicas de tratamento de dados, à analise de conteúdo com expressão quantitativa apresentada em gráficos. Os resultados obtidos permitiram concluir que as práticas teatrais – e as estratégias que lhes são intrínsecas – tiveram impacto na forma como o grupo percecionava e se apropriava de textos literários, designadamente a nível do reconhecimento de diferentes obras literárias e de diferentes formas de trabalhar o texto.pt_PT
dc.description.abstractWithin the curriculum of the MPHGP Master‟s, in ESELx, we were challenged to conduct a scientific study during our teaching program in elementary and middle school – as part of the Supervised Teaching Practices (PES II) Curricular Unit (UC). This study focused in the primary school class and it emerged of my love for working through literature, and the interest for interdisciplinary articulation between Drama and Portuguese – particularly around Literary Education. Through the scientific areas I proposed to articulate, I‟ve defined the following pedagogic goals: a) Recognizing, in different literary genres, the specific structure and elements; b) Appropriating stories through the practices and resources of Theatre, and the contact with literary work; c) Participating in processes of (re)creation of stories through performing and writing. As for investigative methodology, this study can be characterized as an investigation-action. For the recollection of data we implemented a semi structured interview with the host-teacher, focus groups with the students, and participative observation documented in field notes; for the treatment of data, we did an interpretative analyses of the data with quantitative expression presented in graphs. The results allowed us to conclude that Drama – and the strategies intrinsic to it – impacted the way the group perceived and appropriated literature, mainly in recognizing different genres and ways of working a book.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPécurto S. M. A. (2023). Contributos do teatro para a educação literária no 1.ºano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16862pt_PT
dc.identifier.tid203374738
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16862
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectLiterary educationpt_PT
dc.subjectTheaterpt_PT
dc.subjectArts educationpt_PT
dc.subjectInterdisciplinarypt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.titleContributos do teatro para a educação literária no 1.ºano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dm_SaraPécurto_vf.pdf
Size:
2.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: