Repository logo
 
Publication

Incentivos não monetários dos gestores em Portugal

dc.contributor.advisorAlves, Iryna Berova
dc.contributor.authorBrito, Ana Maria Gomes
dc.date.accessioned2023-01-09T12:34:33Z
dc.date.available2023-01-09T12:34:33Z
dc.date.issued2021-03
dc.descriptionMestrado em Controlo de Gestão e dos Negóciospt_PT
dc.description.abstractIncentivos não monetários (INM) podem assumir diversas formas, revelando-se como a componente essencial da remuneração dos gestores. A utilização deste tipo de incentivos permite às empresas motivar os seus gestores de forma eficaz e, ao mesmo tempo, evitar incorrer em elevados custos financeiros. O presente trabalho explora os INM dos gestores em Portugal. Particularmente, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a relação entre os INM e as características individuais dos gestores e características organizacionais das empresas. Para a realização deste estudo, foram usados os dados de 200 gestores, obtidos através da aplicação de um questionário on-line, direcionado a gestores de diversos setores de atividade em Portugal. Para analisar os dados obtidos, foram aplicadas tais análises estatísticas como análise de variância (ANOVA) para as variáveis contínuas (idade, experiência profissional, dimensão da empresa, participação no capital social da empresa) e teste qui-quadrado de Pearson para as variáveis categóricas (género, educação e região). As análises revelam que existe a associação entre diversos INM e características individuais e organizacionais. Para além disso, no âmbito deste trabalho, foi realizada uma sistematização de conceitos e ideias relacionadas com os INM na procura de uma definição que conjugue os princípios e os objetivos destas práticas de compensação. Desta forma, o presente estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos fatores associados à atribuição dos INM aos gestores em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractNon-monetary incentives (NMI) can take different forms revealing itself as the essential component of managers’ compensation. The use of this type of incentives allows companies to motivate their managers effectively and, at the same time, avoid incurring high financial costs. This paper explores the NMI of managers in Portugal. In particular, the objective of this work is to analyze the relationship between the NMI and the individual characteristics of the managers and organizational characteristics of the companies. In order to carry out this study, data from 200 managers were used, collected through the application of an online questionnaire, directed to the managers from different sectors of activity in Portugal. To analyze the obtained data, were applied such statistical analyzes as analysis of variance (ANOVA) for continuous variables (age, professional experience, company size, equity participation) and Pearson’s chi-square test for categorical variables (gender, education and region). The analyzes reveal that there is an association between several NMI and individual and organizational characteristics. In addition, within the scope of this study, a systematization of concepts and ideas related to the NMI was carried out in search of a definition that combines the principles and objectives of these compensation practices. Thus, this study aims to contribute to a better understanding of the factors associated with the attribution of NMI to managers in Portugal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrito, A. M. G. (2021) Incentivos não monetários dos gestores em Portugal. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/15276pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15276
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISCALpt_PT
dc.subjectIncentivos não monetáriospt_PT
dc.subjectReconhecimentopt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectIdadept_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectNon-monetary incentivespt_PT
dc.subjectRecognitionpt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectAgept_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.titleIncentivos não monetários dos gestores em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISCALpt_PT
oaire.citation.titleDissertações de Mestradopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAÇÃO - ANA Filipa BRITO - VERSÃO DEFINITIVA.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: