Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Incentivos não monetários dos gestores em Portugal

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Incentivos não monetários (INM) podem assumir diversas formas, revelando-se como a componente essencial da remuneração dos gestores. A utilização deste tipo de incentivos permite às empresas motivar os seus gestores de forma eficaz e, ao mesmo tempo, evitar incorrer em elevados custos financeiros. O presente trabalho explora os INM dos gestores em Portugal. Particularmente, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a relação entre os INM e as características individuais dos gestores e características organizacionais das empresas. Para a realização deste estudo, foram usados os dados de 200 gestores, obtidos através da aplicação de um questionário on-line, direcionado a gestores de diversos setores de atividade em Portugal. Para analisar os dados obtidos, foram aplicadas tais análises estatísticas como análise de variância (ANOVA) para as variáveis contínuas (idade, experiência profissional, dimensão da empresa, participação no capital social da empresa) e teste qui-quadrado de Pearson para as variáveis categóricas (género, educação e região). As análises revelam que existe a associação entre diversos INM e características individuais e organizacionais. Para além disso, no âmbito deste trabalho, foi realizada uma sistematização de conceitos e ideias relacionadas com os INM na procura de uma definição que conjugue os princípios e os objetivos destas práticas de compensação. Desta forma, o presente estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos fatores associados à atribuição dos INM aos gestores em Portugal.
Non-monetary incentives (NMI) can take different forms revealing itself as the essential component of managers’ compensation. The use of this type of incentives allows companies to motivate their managers effectively and, at the same time, avoid incurring high financial costs. This paper explores the NMI of managers in Portugal. In particular, the objective of this work is to analyze the relationship between the NMI and the individual characteristics of the managers and organizational characteristics of the companies. In order to carry out this study, data from 200 managers were used, collected through the application of an online questionnaire, directed to the managers from different sectors of activity in Portugal. To analyze the obtained data, were applied such statistical analyzes as analysis of variance (ANOVA) for continuous variables (age, professional experience, company size, equity participation) and Pearson’s chi-square test for categorical variables (gender, education and region). The analyzes reveal that there is an association between several NMI and individual and organizational characteristics. In addition, within the scope of this study, a systematization of concepts and ideas related to the NMI was carried out in search of a definition that combines the principles and objectives of these compensation practices. Thus, this study aims to contribute to a better understanding of the factors associated with the attribution of NMI to managers in Portugal.

Description

Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios

Keywords

Incentivos não monetários Reconhecimento Feedback Idade Género Non-monetary incentives Recognition Feedback Age Gender

Citation

Brito, A. M. G. (2021) Incentivos não monetários dos gestores em Portugal. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/15276

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISCAL

CC License