Repository logo
 
Publication

Questões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEB

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorBaltazar, Sofia Catarina Casimiro
dc.date.accessioned2022-04-04T11:02:29Z
dc.date.available2022-04-04T11:02:29Z
dc.date.issued2021-12-03
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, intitulado “Questões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEB.”, constitui-se como um requisito para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Trata-se de um documento reflexivo, sobre a intervenção realizada em turmas de 1.º e 2.º CEB no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, centrado na análise crítica da construção de uma prática pedagógico didática a partir de questões socioambientais relevantes para desenvolver competências de cidadania ambiental em alunos do 1º CEB. A construção da resposta à problemática de investigação, emergente do contexto socioeducativo, recorre à experiência vivida pelos alunos durante a realização de um conjunto de atividades investigativas, que tinha como objetivo o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes dos efeitos das suas ações quotidianas sobre o ambiente, concretamente o uso da água. A investigação desenvolvida permite ilustrar as potencialidades do recurso a atividades investigativas, a partir de questões socioambientais relevantes, quer na consolidação de conhecimentos prévios dos alunos, quer no desenvolvimento de competências de participação e cidadania e, por conseguinte, na construção de aprendizagens significativas. Os resultados evidenciam uma maior consciencialização dos alunos para as ações que desenvolvem, uma mudança de atitudes na forma como pensam o uso da água no seu quotidiano e, a disponibilidade para intervir no sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de adotar novos comportamentos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This final report, entitled “Relevant socio-environmental issues: citizenship and participation in a 1st CEB classroom.”, is a requirement to obtain a master's degree in Teaching in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education at the Lisbon Higher School of Education. This is a reflective document on the intervention carried out in 1st and 2nd CEB classes, in the aim of Supervised Teaching Practice, focused on the contributions of relevant environmental issues to work citizenship in 1st CEB students. Based on the socio-educational contexts and the pedagogical practice developed, the research issue explains the implementation of a mini-project centered in activities on environmental issues, in order to sensitize students to the care they should take in their actions, more specifically in the responsible use of water. The research carried out illustrates the potential of these work tools in consolidating knowledge and developing skills and, therefore, in building meaningful learning in the fields of participation and citizenship. The results show a higher level of sensibility of the students in their actions, changes in the attitudes and way they think their water use, also, there is a bigger availably to intervein in order to sensibilize school community for new behaviors.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBaltazar, S. C. C. (2021). Questões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14549pt_PT
dc.identifier.tid202937690
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14549
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectCidadania críticapt_PT
dc.subjectCidadania e desenvolvimentopt_PT
dc.subjectRelevant socio-environmentalpt_PT
dc.subjectIssuespt_PT
dc.subjectCitizenship competencespt_PT
dc.subjectInvestigative activitiespt_PT
dc.titleQuestões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final_SofiaBaltazar_MHGP.pdf
Size:
9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format