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- Comunicação digital do Museu Bordalo PinheiroPublication . Ventura, Rita Isabel Ganchas; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira deA Revolução Tecnológica, o aparecimento da Internet e, sobretudo, a Web 2.0 que surgiu no início do século XXI, permitiram que ocorressem mudanças significativas na relação entre as instituições museológicas e os seus públicos. A comunicação dos museus foi redefinida, portanto, pelo surgimento de uma sociedade em rede e a interatividade concedida pelos meios digitais possibilitou a expansão da arte, estimulando a partilha de coleções e património, ao mesmo tempo que proporcionou uma relação de proximidade e participação dos diversos segmentos de público. Assim sendo, o presente Relatório de Estágio que recorreu a uma abordagem que se centrou nos princípios e procedimentos do modelo etnográfico, teve como propósito principal perceber de que modo o Museu Contemporâneo e, em concreto, o Museu Bordalo Pinheiro, está crescentemente a comunicar com o seu público através de meios digitais. Deste modo, foi essencial compreender através de revisão de literatura a evolução da comunicação nos museus, focando a área digital, assim como, entender o papel de uma comunicação estratégica através da atuação das Relações Públicas no Museu Contemporâneo. Posteriormente, passou-se ao desenvolvimento da análise à comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro, através da realização do estágio, onde se efetuou observação participante em níveis de proximidade e distância, bem como, se participou na atividade comunicacional diária do museu, por meio da apresentação e desenvolvimento de atividades, tendentes ao atenuar de algumas limitações que se foram verificando ao longo do período de estágio. Para além disso, este Relatório de Estágio centrou-se ainda em analisar documentos do museu que estivessem interligados com o objetivo da investigação, em analisar as ferramentas de comunicação do museu, sobretudo, ferramentas digitais e na realização de entrevistas, uma à Direção do museu e outra ao responsável pela sua comunicação. Permitindo assim, que se compreendesse que o museu não exerce uma comunicação digital estratégica, mas sim, uma comunicação digital tática, que apesar das suas limitações é consistente, dinâmica e apelativa.
- Questões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEBPublication . Baltazar, Sofia Catarina Casimiro; Hortas, Maria JoãoO presente relatório, intitulado “Questões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEB.”, constitui-se como um requisito para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Trata-se de um documento reflexivo, sobre a intervenção realizada em turmas de 1.º e 2.º CEB no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, centrado na análise crítica da construção de uma prática pedagógico didática a partir de questões socioambientais relevantes para desenvolver competências de cidadania ambiental em alunos do 1º CEB. A construção da resposta à problemática de investigação, emergente do contexto socioeducativo, recorre à experiência vivida pelos alunos durante a realização de um conjunto de atividades investigativas, que tinha como objetivo o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes dos efeitos das suas ações quotidianas sobre o ambiente, concretamente o uso da água. A investigação desenvolvida permite ilustrar as potencialidades do recurso a atividades investigativas, a partir de questões socioambientais relevantes, quer na consolidação de conhecimentos prévios dos alunos, quer no desenvolvimento de competências de participação e cidadania e, por conseguinte, na construção de aprendizagens significativas. Os resultados evidenciam uma maior consciencialização dos alunos para as ações que desenvolvem, uma mudança de atitudes na forma como pensam o uso da água no seu quotidiano e, a disponibilidade para intervir no sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de adotar novos comportamentos.
- Concentration polarization quantification and minimization in cork process wastewater ultrafiltration by an ozone pretreatmentPublication . Minhalma, Miguel; De Pinho, Maria Norberta; Dominguez, Joaquin R.Concentration polarization and membrane fouling have been identified as the main problems during the ultrafiltration treatment of cork processing wastewaters. These problems drastically reduce the permeate fluxes and, therefore, their potential applications. In this work, a soft ozonation pretreatment was applied to minimize these undesirable effects. A new systematic study was carried out for membranes with different molecular weight cut-offs and at different operating conditions to monitor and quantify the concentration polarization caused by the wastewater's remaining ozonated compounds. Film theory was used to correlate the mass transfer coefficient, k, and the intrinsic rejection coefficient, f ', with the resistance introduced by concentration polarization. The ultrafiltration treatment was carried out under varying hydrodynamic operating conditions (circulating flow rates of 100-200 L/h) and transmembrane pressures (1-3 bar) for a set of four cellulose acetate membranes covering a wide range of molecular weight cut-offs (5000-100,000 Da) and hydraulic permeabilities (25-110 kg/h/m(2)/bar). The ozone pretreatment (at wastewater pH) reduced the phenolic content selectively (direct oxidation) by more than 50%, reducing membrane fouling and concentration polarization and increasing permeate fluxes (by 22-45%) and mass transfer coefficients (up to six times).