Repository logo
 
Publication

Uma possibilidade interdisciplinar entre a Dança e a Matemática

dc.contributor.authorMarques, Ana Silva
dc.contributor.authorCosta, Ana Margarida
dc.date.accessioned2020-07-16T08:14:32Z
dc.date.available2020-07-16T08:14:32Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA Dança, com a sua abordagem Universal poderá ser uma mais-valia como atividade artística para colmatar dificuldades de uma determinada área escolar. Tal como afirma Gardner, quando se refere aos diversos tipos de inteligência, o contributo da Dança pode auxiliar a ultrapassar dificuldades numa outra área em prol da obtenção de novas aprendizagens. Ou seja, a inteligência corporal/cinestésica evidenciada nesta área artística poderá estar na base da estratégia de ensino para outras áreas do conhecimento em que se prevê, por exemplo, um raciocínio lógico/matemático. Assim, e com base na intervenção pedagógica de um Estágio concretizado no Ensino Especializado de Dança, no ano letivo de 2014/2015, e em consonância com o curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, foi possível desenvolver uma interdisciplinaridade educativa, respeitando os conteúdos da disciplina de Expressão Criativa, como parte integrante do plano de estudos das disciplinas de formação vocacional em dança com os conteúdos da disciplina de Matemática, como parte integrante das metas curriculares e áreas disciplinares do ensino básico geral. A abordagem da Matemática foi decidida após ter-se constatado que nesta área disciplinar os alunos apresentavam maior dificuldade, a taxa de sucesso era inferior em comparação às outras disciplinas de ensino regular e os alunos demonstravam menor interesse na aprendizagem. Desta forma, a intervenção pedagógica teve como base uma metodologia que abordava os conteúdos e objetivos da Expressão Criativa com estímulos da disciplina de Matemática de forma a consolidar os seus conteúdos possibilitando que os alunos experienciassem uma abordagem prática a partir da utilização do corpo e exploração de movimento que fosse para além da transmissão convencional da matéria de ensino. As aulas de Dança foram desenvolvidas de acordo com a conexão dos conteúdos da disciplina de Matemática e da disciplina de Expressão Criativa e o ano letivo culminou com a apresentação final de uma coreografia intitulada Dançando a Matemática‖.pt_PT
dc.description.abstractDance, with its universal approach could be an asset as artistic activity to overcome difficulties of a particular school area. As Gardner says, when referring to the various types of intelligence, the contribution of dance can help to overcome difficulties in another area for the sake of obtaining new learning. That is, the intelligence body / kinesthetic shown in this artistic area may form the basis of teaching strategy to other areas of knowledge where it is intended, for example, logical reasoning / mathematician. Thus, based on the educational intervention implemented an internship in Dance Education Specialist in School Year 2014/2015, and in line with the Master in Dance Education, Dance School, it was possible to develop an interdisciplinary education, respecting the Creative Expression course content, as part of the syllabus of vocational training courses in dance with the mathematics discipline content, as part of the curriculum goals and subject areas of general basic education. The approach to mathematics was decided after it has found that this subject area students were more difficult, the success rate was lower compared to other regular teaching subjects and students showed less interest in learning. Thus, the pedagogical intervention was based on a methodology that addressed the content and objectives of the Creative Expression with stimuli of mathematics discipline in order to consolidate its enabling content that students experience a practical approach from the use of the body and exploitation movement that was beyond the conventional transmission of vocational education. The dance lessons were developed in accordance with the connection of the contents of both disciplines and the school year ended with the final presentation of a choreography untitled "Dancing mathematics."pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMarques, A., Costa, A. (2016) Uma possibilidade interdisciplinar entre a Dança e a Matemática in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (126-136) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-7-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12044
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_enc.cied_web.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectExpressão criativapt_PT
dc.subjectInterdisciplinarypt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectCreative expressionpt_PT
dc.titleUma possibilidade interdisciplinar entre a Dança e a Matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage136pt_PT
oaire.citation.startPage126pt_PT
oaire.citation.titleAtas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educaçãopt_PT
person.familyNameMarques
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id7819-A1FD-4268
person.identifier.orcid0000-0003-3875-7255
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2e97132f-6075-4fb1-9c8f-e0f3b9ab4e23
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2e97132f-6075-4fb1-9c8f-e0f3b9ab4e23

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Uma possibilidade interdisciplinar entrea Dança e a Matemáticaatas_vii_enc.cied.pdf
Size:
292.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections