Repository logo
 
Publication

O processo de medir: utilização de três réguas distintas: um estudo no 3.º Ano de Escolaridade

datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticas
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorMeireles Teixeira, Marta Susana
dc.contributor.authorSerrazina, Maria de Lurdes
dc.date.accessioned2025-04-07T10:27:13Z
dc.date.available2025-04-07T10:27:13Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo compreender o processo de medir dos alunos, aquando da exploração de uma tarefa que inclui a utilização de três réguas distintas, régua com marcações da unidade de medida, régua partida e régua padrão, através da discussão das estratégias de resolução dos alunos e das ações do professor e da investigadora no momento de discussão coletiva. A tarefa apresentada, de natureza exploratória, faz parte de uma sequência de tarefas integrada numa experiência de ensino realizada no 3.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa na modalidade de investigação baseada em design. A recolha de dados realizou-se em contexto educativo, através da observação participante, e envolvendo vários instrumentos: gravações vídeo, registos fotográficos, registos escritos dos alunos e notas de campo. A análise de dados é centrada na análise de conteúdo do momento de discussão coletiva da tarefa. São analisadas as resoluções dos alunos relativamente ao processo de medir e as ações do professor e da investigadora, na condução daquele momento. Dos resultados, conclui-se que houve alterações no conhecimento dos alunos, tanto a nível conceptual como processual, embora continuem a existir algumas fragilidades no conhecimento conceptual. Destaca-se a discussão coletiva como momento facilitador dessas alterações, assim como as ações do professor e da investigadora, como contributos para a aprendizagem.por
dc.description.abstractAbstract This article aims to understand the measurement process used by students when solving a task that includes the use of three different rulers, a ruler with measurement unit brands, a broken ruler, and a standard ruler. This is done through the discussion of measurement strategies that students used and the actions of the teacher and the researcher during whole class discussion, as a contribution to the development of learning. The present task, of an exploratory nature, is part of a sequence of activities integrated into a teaching experiment in the 3rd grade. It is a qualitative study in the design-based research modality. Data collection took place in an educational context, through participant observation, involving several instruments: video recordings, photographic records, students' written records, and field notes. Data analysis is centered on the content analysis of the whole class discussion. Students' resolutions regarding the measurement process and the actions of the teacher and the researcher in conducting that moment are analyzed. From the results, it can be concluded that there were changes in students’ knowledge, both at a conceptual and procedural level, although there are still some weaknesses in conceptual knowledge. The whole class discussion stands out as a facilitating moment for these changes, as well as the actions of the teacher and the researcher, as a contribution to learning.eng
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito da UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, UIDB/04107/2020, https://doi.org/10.54499 /UIDB/04107/2020, e por meio de uma bolsa de doutoramento atribuída à primeira autora (2021.04798.BD).
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v38a230288
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.issn0103-636X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21769
dc.language.isoeng
dc.peerreviewedyes
dc.publisherFapUNIFESP (SciELO)
dc.relationUIDB/04107/2020
dc.relation2021.04798.BD
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectUnidade de medida
dc.subjectIntervalos espaciais
dc.subjectMarcas
dc.subjectMedida
dc.subjectRégua
dc.subjectUnit of measurement
dc.subjectSpacial ranges
dc.subjectBrands
dc.subjectMeasurement
dc.subjectRuler
dc.titleO processo de medir: utilização de três réguas distintas: um estudo no 3.º Ano de Escolaridadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.volume38
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameMeireles Teixeira
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMarta Susana
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0009-0003-2271-6405
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id55849544400
relation.isAuthorOfPublication470ce165-ef2c-4ea8-b08d-0ded55958ea3
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O Processo de Medir.pdf
Size:
466.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections