Publication
Da criação à formação: lugar de experimentação
dc.contributor.author | Xavier, Madalena | |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T14:08:46Z | |
dc.date.available | 2023-05-11T14:08:46Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Os processos de criação que conduzem à construção da obra coreográfica e à possibilidade de se estabelecer um diálogo com modelos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica, norteiam a reflexão proposta neste artigo. A época atual, como definida por Louppe (2012), compreende um conjunto de valores como a individualização e a produção, que exprimem a identidade de um projeto insubstituível e que promovem a redefinição e o reposicionamento do corpo e do gesto. O corpo e o movimento assumem múltiplas configurações e uma centralidade reveladora de premissas de exploração e experimentação que se formulam a partir de valores idiossincráticos cuja consideração se torna premente. A reconfiguração dos elementos constitutivos da dança, a redefinição do lugar do coreógrafo e do bailarino/intérprete contemporâneo, as noções de corpo e as premissas de construção de uma linguagem estão, no contexto das práticas coreográficas atuais, ancorados em princípios de abertura e singularidade. Refletindo sobre os processos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica encontra-se, igualmente, a necessidade de pensar modelos dinâmicos e que se baseiam em princípios de descoberta. Lavender e Sullivan (2008), por exemplo, através dos Transformative Systems propõem um conjunto de proposições que sistematizam uma prática pedagógica onde se potencia e promove o diálogo com o discurso de coreógrafos sobre os seus processos de criação. Da possibilidade em fazer dialogar os processos de criação coreográfica e os modelos de formação resultará neste artigo a apresentação do Atlas Criativo – criação coreográfica contemporânea, ferramenta pedagógica cuja operacionalização tem como objetivos o desenvolvimento do potencial criativo, a experimentação de diferentes possibilidades e procedimentos implícitos à criação coreográfica contemporânea e o desenvolvimento de capacidades reflexivas, através do registo sistematizado dos processos de criação. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Xavier, M. (2023). Da criação à formação: lugar de experimentação. RED Revista Estúd(i)os de Dança, Vol. 1, nº 1, 1-12. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16009 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | RED - Revista Estud(i)os de Dança | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ojs.fmh.ulisboa.pt/index.php/red/article/view/17 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Criação coreográfica | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Atlas criativo | pt_PT |
dc.title | Da criação à formação: lugar de experimentação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 12 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | RED - Revista Estud(i)os de Dança | pt_PT |
oaire.citation.volume | Vol. 1, nº 1 (2023) | pt_PT |
person.familyName | Xavier | |
person.givenName | Madalena | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4713-6397 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7736aea1-a3e0-4be0-bf6f-3da72cb8f605 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7736aea1-a3e0-4be0-bf6f-3da72cb8f605 |