Repository logo
 
Publication

Diferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z

dc.contributor.advisorMontargil, Filipept_PT
dc.contributor.authorCoutinho, Joana Bessone Resendes Pereira
dc.date.accessioned2024-01-19T11:46:04Z
dc.date.available2024-01-19T11:46:04Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.pt_PT
dc.description.abstractCom o aparecimento da Web 2.0, e o consequente desenvolvimento das redes sociais, muitas foram as mudanças que surgiram, não só na forma de utilização, como também nas motivações da população, para navegar, no que são hoje considerados os novos media. Se existem gerações consideradas nativas digitais, tendo toda a sua vida experienciado um acesso fácil e instantâneo à internet e às redes sociais, existem outras que viram o aparecimento e desenvolvimento destas tecnologias desde o seu início, tendo de adaptar as suas vidas a estes novos desafios. Através de um questionário de 25 perguntas, relativas aos usos e gratificações de cada rede social, este trabalho, teve como foco investigar quais as motivações que levam os Baby Boomers, a Geração X, Geração Y e Geração Z, a aceder ao Facebook, o Youtube, o Instagram e o TikTok, bem como as diferenças nesta utilização.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Since the beggining of Web 2.0, and the consequent development of social networks, many changes have emerged along the way, from the way we use this technology to the motivations that lead us to use the new media. If there are generations who are considered digital natives, having experienced all their lives an easy and instant access to the internet and social networks, there are others who have seen the emergence and development of these technologies from the beginning, having to adapt their lives to these new challenges. Through a 25 questions questionnaire, regarding the uses and gratifications of each social network, this study, focused on discovering what motivates Baby Boomers, Generation X, Generation Y and Generation Z, to visit Facebook, Youtube, Instagram and TikTok, and, what are the real differences in this use.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCoutinho, J.B.R. (2023). Diferentes usos, diferentes gerações: Uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Z. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/16922pt_PT
dc.identifier.tid203467361pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16922
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectTeoria dos usos e gratificaçõespt_PT
dc.subjectGeraçõespt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectUses and gratification theoryen
dc.subjectGenerationsen
dc.titleDiferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Zpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleDiferentes usos, diferentes gerações: uma abordagem da teoria dos usos e gratificações aplicada às redes sociais desde os baby boomers à Geração Zpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAudiovisual e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAÇÃO_JoanaCoutinho.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: