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Estudo de viabilidade de utilização de VLC em infra-estruturas ITS baseadas em semáforos rodoviários a LEDs

dc.contributor.advisorVieira, Maria Manuela Almeida Carvalho
dc.contributor.advisorLouro, Paula
dc.contributor.authorMendes, Nuno Miguel
dc.date.accessioned2014-03-12T15:48:18Z
dc.date.available2014-03-12T15:48:18Z
dc.date.issued2013-12
dc.descriptionTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Electrónica e Telecomunicações
dc.description.abstractOs sistemas de telecomunicações evoluíram muito desde a antiguidade e atualmente, praticamente em qualquer local, existe a possibilidade de comunicar usando diferentes tecnologias, fazendo que cada vez mais pessoas queiram ter acesso à informação de uma maneira rápida e cómoda. Estanecessidade fez que as redes de telecomunicações se expandissem para poder fornecer vários serviços, entre os quais se destacam os serviços de voz, dados em Alta Velocidade e serviços de vídeo e voz (videoconferência); As redes de telecomunicações tornaram-se mais complexas originando o aparecimento de muitas tecnologias de acesso sem fios, baseado em RF (Rádio Frequência): GSM/Wap, 3G / UMTS, LTE, Wireless LAN 802.11, Wimax e Ultra Wide Band. Este tipo de acesso sem fios promove mobilidade e maior comodidade aos seus utilizadores, não sendo de estranhar que os sistemas RF proliferam entre as tecnologias mais usadas a nível comercial, tornando esta tecnologia cada vez mais acessível aos utilizadores e ganhando popularidade face a outros sistemas. Com um cada vez maior número de utilizadores a usar este tipo de tecnologia, surgiu o problema do espetro radiofónico estar cada vez mais preenchido, não havendo disponibilidade para mais operadores ou fornecedores de serviço. Para colmatar a escassez de espectro, está a ser desenvolvido um sistema de comunicação usando luz visível, o qual foi batizado por Visible Light Communication(VLC). O VLC é um sistema de comunicação usando luz visível, cuja transmissão é feita no comprimento de onda dos 400nm até aos 700nm. Para além de comunicação, este sistema poderá ser usado em conjunto com sistemas de iluminação a LEDs, sem problemas para a saúde pública. Outra questão que preocupa o quotidiano é o aumento da quantidade de viaturas nas vias rodoviárias e essas viaturas são cada vez mais velozes, aumentando a probabilidade de acidentes e por sua vez aumenta a taxa de sinistralidade rodoviária. Os atuais sistemas de controlo de tráfego estão a tornar-se obsoletos e ineficazes para combater essa sinistralidade, sendo necessário desenvolver novos mecanismos, inteligentes e autónomos, de controlo de tráfego. Com base no exposto, está a ser desenvolvido um sistema de transporte inteligente, conhecido como Intelligent Transportation Systems (ITS). Este sistema é inteligente com cálculo automatizado, usando as tecnologias da informação e comunicação para transportes terrestres e infraestruturas de modo a melhorar a segurança, confiabilidade, eficiência e qualidade das vias rodoviárias. Como este sistema necessita de infraestruturas de comunicação e tendo como problemática a falta de espectro, esta tese propõe-se a estudar a viabilidade da utilização do sistema de comunicação VLC nas infraestruturas ITS quando aplicada a semáforos a LEDs. Foi analisada a estrutura do sistema ITS e quais os fatores condicionantes do uso da comunicação VLC, nomeadamente alcance, taxa de transmissão e facilidade de implementação nas infraestruturas existentes. Foi descrito um modelo genérico do emissor e recetor de um sistema VLC, explicando-se qual a aplicabilidade no seio automóvel. Conclui-se que o uso de VLC em semáforos a LEDs é viável uma vez que a tecnologia LED está a avançar a um ritmo elevado e como não depende de ondas de rádio, é mais seguro para a saúde. Quando associada esta tecnologia ao sistema de iluminação rodoviária, será possível criar um sistema de rede ubíqua. No entanto,será necessário procedera mais estudos, nomeadamente a nível da ótica, no sentido de maximizar o rendimento dos LEDs, de modo a que se consiga um maior alcance e taxas de transmissão mais elevadas. Igualmente, verifica-se a necessidade de se procederà criação de protótipos de modo a testar os diversos componentes emissor-recetor em virtude de não ser possível simular todo o sistema, usando somente as informações disponibilizadas pelos fabricantes dos componentes eletrónicos.por
dc.identifier.citationMENDES, Nuno Miguel - Estudo de viabilidade de utilização de VLC em infra-estruturas ITS baseadas em semáforos rodoviários a LEDs. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.tid201229919
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3363
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.subjectVisible light communicationen
dc.subjectLEDpor
dc.subjectSistemas de transporte inteligentespor
dc.subjectComunicações veicularespor
dc.subjectCar2Car communication consortiumen
dc.subjectUbiquitous road to vehicle communicationen
dc.titleEstudo de viabilidade de utilização de VLC em infra-estruturas ITS baseadas em semáforos rodoviários a LEDspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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