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A mulher “objecto” na publicidade

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2020-02-21T12:05:19Z
dc.date.available2020-02-21T12:05:19Z
dc.date.issued2005-10
dc.descriptionArtigo baseado na comunicação proferida no IV Congresso da SOPCOM, realizado na Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 20-21 outubro 2005pt_PT
dc.description.abstractApesar da vulgaridade com que hoje em dia é usada a expressão “corpo objecto” são vários os autores que a empregam em qualquer representação do corpo da mulher destinada a promover produtos masculinos ou femininos esta comunicação, fruto de uma investigação inserida no contexto da minha tese de Doutoramento, intitulada As representações do corpo na publicidade, já apresentada publicamente no ISCTE (12 de Maio de 2005), visa demonstrar que este conceito apenas se deve aplicar aquando do recurso gratuito e primário de corpos femininos reveladores de determinados detalhes da sua feminilidade poses sensuais ou mesmo eróticas, corpos seminus ou nus e limitados à promoção de produtos masculinos, tal qual defendem Villegas e Chica: «é preciso reconhecer que o tratamento da mulher como objecto sexual passivo emerge de um modo dominante em anúncios dirigidos de forma exclusiva ou prevalecente aos homens: produtos de barbear, roupa masculina, determinados modelos de automóveis, bebidas alcoólicas, etc.» (2001, 40). 1 Nestas situações, a mulher acaba por ser ela própria um produto, um objecto, já que emerge nas mais diversas poses, funcionando como um elemento altamente persuasivo. Para demonstrar a esta posição recorri a uma vasta metodologia de análise da imagem, da qual destaco o inventário de figuras de retórica da imagem publicitária oferecida por J. Durand (1972); os níveis de codificação da imagem publicitária propostos por Umberto Eco (1987); o estudo de Kathy Myers (1995), uma investigadora norteamericana que, baseada nas teorias feministas se dedica ao estudo da mulher na publicidade; e os trabalhos de LazierSmith (citado por Gauli, 2000), investigador americano que analisou, de um modo contínuo, nos anos 70 e 80, a publicidade norteamericana, mais especificamente a publicidade das revistas, MS, Playboy, Time e Nensweek. Esta metodologia foi aplicada a um extenso corpus de anúncios, com especial incidência da marca Calvin Klein.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeríssimo, J. (2005). A mulher “objecto” na publicidade. In Actas do 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: Repensar os Media: novos contextos da comunicação e da informação (pp.1701-1721). Aveiro: Universidade de Aveiro.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11144
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSOPCOMpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.bocc.ubi.pt/pag/verissimo-jorge-mulher-objecto-publicidade.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectCorpo humanopt_PT
dc.subjectMulheres na publicidadept_PT
dc.subjectImagens publicitáriaspt_PT
dc.titleA mulher “objecto” na publicidadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Aveiropt_PT
oaire.citation.endPage1721pt_PT
oaire.citation.startPage1701pt_PT
oaire.citation.titleIV CONGRESSO SOPCOM: Repensar os Media: novos contextos da comunicação e da informação: livro de ataspt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
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