Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
56.93 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
É consensual que as atitudes e os comportamentos dos professores são um dos
fatores que influenciam a postura das crianças nos mais diversos aspetos da sua vida
quotidiana. As conceções e representações acerca dos animais não são por isso
exceção a este princípio. Este estudo procurou comparar as perceções de 210
crianças do 3.º e do 4.º ano provenientes de 6 escolas da região de Lisboa e do Porto
com as de 82 estudantes do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º do 2.º Ciclo do
Ensino Básico. Para tal, foi aplicado um mesmo questionário que contemplava 25
animais, sendo os sujeitos convidados a manifestar o seu grau de simpatia através de
uma escala que variava entre 7 e -7. O questionário foi devidamente validado e
pilotado antes da sua aplicação. Para cada animal foi calculado o valor médio obtido e
o desvio padrão em cada uma das amostras consideradas. Os resultados
impressionam pela sua similaridade, quer a nível do ranking final dos animais quer
daqueles que apresentam um maior valor de desvio padrão. A título de exemplo, dos
cinco animais mais apreciados quatro foram os mesmos nas crianças e nos adultos, e
a mesma tendência se verificou entre os menos apreciados. De igual modo, três dos
animais cujos resultados apresentaram um maior desvio-padrão foram os mesmos.
Após a apresentação destes resultados aos alunos que frequentaram a unidade
curricular de Didática das Ciências da Natureza do referido curso no ano letivo de
2011/2012, e que igualmente fizeram parte da amostra, foram delineados pequenos
projetos de intervenção que visaram melhorar a imagem de alguns dos animais. O
principal objetivo destes projetos foi desde logo proporcionar uma maior compreensão
do papel ecológico dos animais menos queridos e proporcionar formas de abordar
esse papel com as crianças do 1.º e do 2.º ciclo. Simultaneamente, procurou-se que o
trabalho desenvolvido fosse suficientemente marcante nos estudantes do ensino
superior para que os mesmos evitassem no futuro muitas das ideias negativas que osprofessores transmitem em relação a alguns animais em contexto de sala de aula,
muitas delas no âmbito do denominado currículo oculto
Description
Keywords
Conceções acerca de animais Crianças do 1.º ciclo Professores em formação inicial