Repository logo
 
Publication

Conceções e representações de crianças e de professores em formação acerca dos animais: das similaridades aos desafios colocados

dc.contributor.authorAlmeida, António
dc.contributor.authorFigueira, Conceição
dc.contributor.authorGonçalves, Carolina
dc.date.accessioned2014-11-24T11:45:39Z
dc.date.available2014-11-24T11:45:39Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractÉ consensual que as atitudes e os comportamentos dos professores são um dos fatores que influenciam a postura das crianças nos mais diversos aspetos da sua vida quotidiana. As conceções e representações acerca dos animais não são por isso exceção a este princípio. Este estudo procurou comparar as perceções de 210 crianças do 3.º e do 4.º ano provenientes de 6 escolas da região de Lisboa e do Porto com as de 82 estudantes do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, foi aplicado um mesmo questionário que contemplava 25 animais, sendo os sujeitos convidados a manifestar o seu grau de simpatia através de uma escala que variava entre 7 e -7. O questionário foi devidamente validado e pilotado antes da sua aplicação. Para cada animal foi calculado o valor médio obtido e o desvio padrão em cada uma das amostras consideradas. Os resultados impressionam pela sua similaridade, quer a nível do ranking final dos animais quer daqueles que apresentam um maior valor de desvio padrão. A título de exemplo, dos cinco animais mais apreciados quatro foram os mesmos nas crianças e nos adultos, e a mesma tendência se verificou entre os menos apreciados. De igual modo, três dos animais cujos resultados apresentaram um maior desvio-padrão foram os mesmos. Após a apresentação destes resultados aos alunos que frequentaram a unidade curricular de Didática das Ciências da Natureza do referido curso no ano letivo de 2011/2012, e que igualmente fizeram parte da amostra, foram delineados pequenos projetos de intervenção que visaram melhorar a imagem de alguns dos animais. O principal objetivo destes projetos foi desde logo proporcionar uma maior compreensão do papel ecológico dos animais menos queridos e proporcionar formas de abordar esse papel com as crianças do 1.º e do 2.º ciclo. Simultaneamente, procurou-se que o trabalho desenvolvido fosse suficientemente marcante nos estudantes do ensino superior para que os mesmos evitassem no futuro muitas das ideias negativas que osprofessores transmitem em relação a alguns animais em contexto de sala de aula, muitas delas no âmbito do denominado currículo ocultopor
dc.identifier.isbn978-972-789-428-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3953
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUA Editorapor
dc.subjectConceções acerca de animaispor
dc.subjectCrianças do 1.º ciclopor
dc.subjectProfessores em formação inicialpor
dc.titleConceções e representações de crianças e de professores em formação acerca dos animais: das similaridades aos desafios colocadospor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage72por
oaire.citation.startPage62por
oaire.citation.titleFormação inicial de professores e educadores: experiências em contexto portuguêspor
person.familyNameAlmeida
person.familyNameGonçalves
person.givenNameAntónio
person.givenNameCarolina
person.identifier.ciencia-idDB12-806E-BF8E
person.identifier.ciencia-idE51C-4A5B-8C8A
person.identifier.orcid0000-0002-3594-1324
person.identifier.orcid0000-0002-3176-2601
person.identifier.scopus-author-id57212518665
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79
relation.isAuthorOfPublicationbcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Conceções e representações de crianças e de professores em formação acerca dos animais.pdf
Size:
56.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections