Repository logo
 
Publication

A afinação nos grupos vocais: estratégias para a disciplina de coro

dc.contributor.advisorLourenço, Paulo
dc.contributor.authorSimas, Ana Margarida Peters Castro
dc.date.accessioned2021-09-21T12:01:43Z
dc.date.available2021-09-21T12:01:43Z
dc.date.issued2021-05-05
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.pt_PT
dc.description.abstractResumo I – Prática Pedagógica - Este estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, área de especialização em Direção Coral, na Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio decorreu na Academia de Amadores de Música (AAM), no ano letivo 2017-2018, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Vassalo Lourenço. Por ser professora de coro da Academia de Amadores de Música, o estágio foi realizado totalmente em exercício. Foram selecionadas três turmas de níveis diferentes: o Coro Infantil Fernando Pessoa, o Coro Juvenil Fernando Pessoa e o Coro de Câmara da AAM. É conhecida a importância da disciplina de Coro na formação base do aluno de Música. Desenvolve competências como a afinação individual e de conjunto, o ouvido interior e a técnica vocal. O Coro é um espaço onde os alunos podem fazer Música em conjunto, usando a sua voz como contributo para um resultado coletivo. O contacto anterior com turmas de coro do Ensino Especializado da Música permitiu recolher um conjunto de questões e dificuldades sentidas ao longo do percurso. A realização deste estágio proporcionou uma procura de respostas para essas questões. Ao refletir sobre a minha atividade docente, fui revendo estratégias e procurando novas abordagens para ajudar os alunos a evoluir.pt_PT
dc.description.abstractResumo II – Investigação - A disciplina de Coro pretende desenvolver, para além de outras competências, a capacidade de cantar afinado tendo em conta os outros elementos do grupo. É uma tarefa exigente que envolve o domínio individual e ao mesmo tempo a atenção aos outros e ao resultado do conjunto. Quanto ao domínio individual, as dificuldades poderão ter várias origens: a maior ou menor aptidão musical e o maior ou menor contacto com a Música. Se individualmente estes problemas colocam um desafio técnico ao professor, o conjunto dos alunos representa uma assimetria de capacidades que obrigam a construir estratégias adequadas a essa diversidade. Em Coro, as capacidades de um aluno influenciam a afinação do conjunto, exigindo que não se perca de vista nenhuma das duas componentes. Este trabalho pretende, numa primeira fase, analisar a origem das dificuldades dos alunos em cantar afinado, recorrendo à literatura disponível. Numa segunda fase, este trabalho explora os diversos aspetos que influenciam a afinação do coro, desde condicionantes externas até ao próprio conteúdo musical. Numa terceira fase são dados alguns exemplos práticos de possíveis problemas de afinação encontrados em três excertos musicais. Para cada um dos excertos e dos problemas detetados são sugeridas algumas estratégias para a sua resolução. Ao longo de todo o trabalho é feita uma reflexão acerca do papel predominante do maestro na condução do coro ao sucesso.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I – Teaching - This internship was carried out at Escola Superior de Música de Lisboa for the Master in Music Teaching, in Choral Conducting. It took place at the Academia de Amadores de Música, in the academic year 2017-2018, under the guidance of Professor Doctor Paulo Vassalo Lourenço. As a choir teacher at Academia de Amadores de Música, the internship was completed entirely in exercise. Three classes of different levels were selected: the Fernando Pessoa Children's Choir, the Fernando Pessoa Youth Choir and the AAM Chamber Choir. The importance of the Choir Class in the structural education of a young musician is well documented. It develops skills such as individual and group tuning, inner ear and vocal technique. The Choir is a space where students can make music together, using their voice as a contribution to a collective result. The previous contact with choral groups of specialized music education allowed us to collect a set of questions and difficulties experienced along the way. This internship provided a search for answers to these questions. As I reflected on my teaching activity, I was reviewing strategies and looking for new approaches to help the development of each student.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II – Research - The choir aims to develop, in addition to other skills, the ability to sing in tune taking into account the other group elements. It is a demanding task that involves individual mastery and, at the same time, attention to others and the result of the whole. On a personal perspective, the difficulties may have several origins: greater or lesser musical ability and greater or lesser contact with music. If these problems individually pose a technical challenge to the teacher, the set of students represents an asymmetry of abilities that compel them to build appropriate strategies for this diversity. In a choir, a student's abilities influence the tuning of the ensemble, requiring that neither of the two components be lost sight of. This work aims, in a first stage, to analyze the origin of the students' difficulties in singing in tune, using the available literature. In a second stage, this work explores the different aspects that influence the choir tuning, from external conditions to the musical content itself. In a third stage, some practical examples of possible tuning problems found in three musical excerpts are given. For each excerpt and problems detected, some strategies for their resolution are suggested. Throughout the work, a reflection is made about the predominant role of the conductor in leading the choir to success.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202754022
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13766
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAfinação em coropt_PT
dc.subjectAptidão musicalpt_PT
dc.subjectCantar em conjuntopt_PT
dc.subjectCoros do ensino artístico especializadopt_PT
dc.titleA afinação nos grupos vocais: estratégias para a disciplina de coropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA afinação nos grupos vocais: estratégias para a disciplina de coropt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio de Estagio - Margarida Simas.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format