Repository logo
 
Publication

Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorLopes, Carlos
dc.contributor.authorCaballero Mariscal, David
dc.contributor.authorAntunes, Maria Luz
dc.contributor.authorSanches, Tatiana
dc.date.accessioned2025-06-03T18:35:30Z
dc.date.available2025-06-03T18:35:30Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractObjetivo: Analisar comparativamente as experiências e perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais neste contexto. Método: Metodologia socio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Resultados: Os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autoperceção. Discussão/Conclusões: Decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências de informação. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractRESUMEN Objetivo: Analizar comparativamente las experiencias y percepciones de estudiantes portugueses y españoles de Ciencias Sociales sobre el uso e inclusión de las tecnologías móviles en los procesos de enseñanza-aprendizaje y reflexionar sobre el papel de las bibliotecas de educación superior y sus profesionales en este contexto. Método: Metodología exploratoria de grupos focales socioconstructivos, a partir de una muestra de dieciocho estudiantes de último curso de Psicología y Educación. Resultados: Los estudiantes experimentan importantes carencias en sus competencias en el uso de las tecnologías móviles. Perciben limitaciones actitudinales y tecnológicas en sus profesores. También existen algunas diferencias en las actitudes hacia la inclusión de las tecnologías móviles en los procesos de enseñanza-aprendizaje. Los estudiantes españoles mostraron mejores competencias y los portugueses un mayor nivel de autopercepción. Discusión/Conclusiones: Como consecuencia de la pandemia, destaca la necesidad de acercamiento alumno-profesor y las limitaciones técnicas de algunos profesores, siendo necesaria una mentalidad de apertura a nuevos dispositivos y herramientas tecnológicas en los procesos de enseñanza. Las instituciones académicas, y los bibliotecarios en particular, deben esforzarse por comprender el alcance y las posibilidades de las tecnologías móviles para aumentar la motivación de los estudiantes y adquirir competencias informacionales. Esta reflexión es prioritaria para optimizar los procesos de enseñanza-aprendizaje.spa
dc.identifier.citationLopes C, Antunes ML, Caballero-Mariscal D, Sanches T. Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre a literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19. In: Olivera Zaldua M, Terra AL, Agustín Lacruz C, editors. Actas del VI Congreso ISKO España-Portugal 2023 – 16º Congreso ISKO España. Madrid: Sociedad Internacional para la Organizacón del Conocimiento – Capítulo Ibérico; 2024. p. 471-84.
dc.identifier.isbn978-84-09-17623-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21898
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherSociedad Internacional para la Organizacón del Conocimiento – Capítulo Ibérico
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectTecnologias móveis
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectLiteracia da informação
dc.subjectInvestigação qualitativa
dc.subjectCOVID-19
dc.subjectEstudo comparativo
dc.subjectTecnologías móviles
dc.subjectEducación superior
dc.subjectAlfabetización informacional
dc.subjectInvestigación cualitativa
dc.subjectEstudio comparativo
dc.subjectPortugal
dc.subjectEspanha
dc.titleExperiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage484
oaire.citation.startPage471
oaire.citation.titleISKO Ibérico
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameCaballero Mariscal
person.familyNameAntunes
person.familyNameSanches
person.givenNameDavid
person.givenNameMaria Luz
person.givenNameTatiana
person.identifierN-6530-2013
person.identifier2087122
person.identifier10482140770896435107
person.identifier.ciencia-id7916-AB38-9931
person.identifier.ciencia-idB111-6F38-5904
person.identifier.ciencia-id2C17-1B53-FBDC
person.identifier.orcid0000-0002-6440-4739
person.identifier.orcid0000-0001-6451-6047
person.identifier.orcid0000-0003-0942-7601
person.identifier.orcid0000-0002-4902-2628
person.identifier.ridW-4319-2017
person.identifier.ridB-8661-2015
person.identifier.scopus-author-id15074167200
person.identifier.scopus-author-id56156695300
person.identifier.scopus-author-id57202291460
person.identifier.scopus-author-id56499097100
relation.isAuthorOfPublication5bce7415-d4e2-4c10-86e7-a87c4b69407f
relation.isAuthorOfPublication740bfe4c-fd0e-44d5-9e6e-b43e27721223
relation.isAuthorOfPublicationdce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910
relation.isAuthorOfPublicationd4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior.pdf
Size:
698.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections