Publication
Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Lopes, Carlos | |
dc.contributor.author | Caballero Mariscal, David | |
dc.contributor.author | Antunes, Maria Luz | |
dc.contributor.author | Sanches, Tatiana | |
dc.date.accessioned | 2025-06-03T18:35:30Z | |
dc.date.available | 2025-06-03T18:35:30Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Objetivo: Analisar comparativamente as experiências e perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais neste contexto. Método: Metodologia socio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Resultados: Os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autoperceção. Discussão/Conclusões: Decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências de informação. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | RESUMEN Objetivo: Analizar comparativamente las experiencias y percepciones de estudiantes portugueses y españoles de Ciencias Sociales sobre el uso e inclusión de las tecnologías móviles en los procesos de enseñanza-aprendizaje y reflexionar sobre el papel de las bibliotecas de educación superior y sus profesionales en este contexto. Método: Metodología exploratoria de grupos focales socioconstructivos, a partir de una muestra de dieciocho estudiantes de último curso de Psicología y Educación. Resultados: Los estudiantes experimentan importantes carencias en sus competencias en el uso de las tecnologías móviles. Perciben limitaciones actitudinales y tecnológicas en sus profesores. También existen algunas diferencias en las actitudes hacia la inclusión de las tecnologías móviles en los procesos de enseñanza-aprendizaje. Los estudiantes españoles mostraron mejores competencias y los portugueses un mayor nivel de autopercepción. Discusión/Conclusiones: Como consecuencia de la pandemia, destaca la necesidad de acercamiento alumno-profesor y las limitaciones técnicas de algunos profesores, siendo necesaria una mentalidad de apertura a nuevos dispositivos y herramientas tecnológicas en los procesos de enseñanza. Las instituciones académicas, y los bibliotecarios en particular, deben esforzarse por comprender el alcance y las posibilidades de las tecnologías móviles para aumentar la motivación de los estudiantes y adquirir competencias informacionales. Esta reflexión es prioritaria para optimizar los procesos de enseñanza-aprendizaje. | spa |
dc.identifier.citation | Lopes C, Antunes ML, Caballero-Mariscal D, Sanches T. Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre a literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19. In: Olivera Zaldua M, Terra AL, Agustín Lacruz C, editors. Actas del VI Congreso ISKO España-Portugal 2023 – 16º Congreso ISKO España. Madrid: Sociedad Internacional para la Organizacón del Conocimiento – Capítulo Ibérico; 2024. p. 471-84. | |
dc.identifier.isbn | 978-84-09-17623-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21898 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Sociedad Internacional para la Organizacón del Conocimiento – Capítulo Ibérico | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Tecnologias móveis | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.subject | Literacia da informação | |
dc.subject | Investigação qualitativa | |
dc.subject | COVID-19 | |
dc.subject | Estudo comparativo | |
dc.subject | Tecnologías móviles | |
dc.subject | Educación superior | |
dc.subject | Alfabetización informacional | |
dc.subject | Investigación cualitativa | |
dc.subject | Estudio comparativo | |
dc.subject | Portugal | |
dc.subject | Espanha | |
dc.title | Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19 | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 484 | |
oaire.citation.startPage | 471 | |
oaire.citation.title | ISKO Ibérico | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Caballero Mariscal | |
person.familyName | Antunes | |
person.familyName | Sanches | |
person.givenName | David | |
person.givenName | Maria Luz | |
person.givenName | Tatiana | |
person.identifier | N-6530-2013 | |
person.identifier | 2087122 | |
person.identifier | 10482140770896435107 | |
person.identifier.ciencia-id | 7916-AB38-9931 | |
person.identifier.ciencia-id | B111-6F38-5904 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C17-1B53-FBDC | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6440-4739 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6451-6047 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0942-7601 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4902-2628 | |
person.identifier.rid | W-4319-2017 | |
person.identifier.rid | B-8661-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15074167200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56156695300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202291460 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56499097100 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5bce7415-d4e2-4c10-86e7-a87c4b69407f | |
relation.isAuthorOfPublication | 740bfe4c-fd0e-44d5-9e6e-b43e27721223 | |
relation.isAuthorOfPublication | dce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910 | |
relation.isAuthorOfPublication | d4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | dce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior.pdf
- Size:
- 698.35 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: