Repository logo
 
Publication

A Sensorialidade na Interface entre a Educação Artística, a Educação Ambiental e a Educação Social

dc.contributor.authorSilva, Maria João
dc.date.accessioned2020-07-21T09:16:53Z
dc.date.available2020-07-21T09:16:53Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO objetivo central desta comunicação é situar a sensorialidade e a educação sensorial na interface entre a educação ambiental, a educação artística e a educação social. Os sentidos (audição, visão, olfato, paladar e sentidos somáticos) são a principal interface entre os seres humanos e o seu ambiente, e, por isso, fundamentais na educação artística e na educação ambiental, nomeadamente no que se refere à observação do Ambiente, ao processamento da informação percecionada e à expressão sobre o mesmo. A observação humana do ambiente é multissensorial e a educação sensorial torna-se necessária para a utilização de instrumentos tecnológicos e de linguagens que permitam: ser sensível às múltiplas dimensões da informação sensorial, adquiri-las, registá-las e comunicá-las, dimensões como, por exemplo, cores, formas, sons, sabores, texturas e temperaturas. Realçando a importância de uma abordagem sensorial na interface entre a educação artística, a educação ambiental e a educação social, são apresentados diferentes casos na formação inicial e contínua de agentes educativos, nomeadamente no que se refere à: i) Observação, explicação e expressão criativa sobre componentes sensoriais do ambiente; ii) Importância da educação artística para a educação científica em paisagens multissensoriais naturais e culturais, reais e artísticas; iii) Importância de ambientes e paisagens multissensoriais na qualidade de vida em contextos de educação social na UC ―Ambiente, Qualidade de Vida e Sexualidade‖ de uma licenciatura em Educação Social. Nos casos apresentados, a educação sensorial situa-se na interseção do desenvolvimento da literacia artística e da literacia ambiental, sendo central para o bem-estar e a qualidade de vida de todas as pessoas, relacionando-se, por isso, de forma muito próxima com a educação social.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, M. J. (2016) A Sensorialidade na Interface entre a Educação Artística, a Educação Ambiental e a Educação Social in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (413-421) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-7-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12064
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_enc.cied_web.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSensorialidadept_PT
dc.subjectEducação sensorialpt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.titleA Sensorialidade na Interface entre a Educação Artística, a Educação Ambiental e a Educação Socialpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage421pt_PT
oaire.citation.startPage413pt_PT
oaire.citation.titleAtas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educaçãopt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-id5D1E-8C69-29D5
person.identifier.orcid0000-0003-1017-8315
person.identifier.scopus-author-id35146650100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Sensorialidade na Interface entre aEducação Artística, a EducaçãoAmbiental e a Educação Socialatas_vii_enc.cied.pdf
Size:
245.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections