Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
245.54 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo central desta comunicação é situar a sensorialidade e a educação sensorial na
interface entre a educação ambiental, a educação artística e a educação social. Os sentidos
(audição, visão, olfato, paladar e sentidos somáticos) são a principal interface entre os seres
humanos e o seu ambiente, e, por isso, fundamentais na educação artística e na educação
ambiental, nomeadamente no que se refere à observação do Ambiente, ao processamento da
informação percecionada e à expressão sobre o mesmo.
A observação humana do ambiente é multissensorial e a educação sensorial torna-se
necessária para a utilização de instrumentos tecnológicos e de linguagens que permitam: ser
sensível às múltiplas dimensões da informação sensorial, adquiri-las, registá-las e comunicá-las,
dimensões como, por exemplo, cores, formas, sons, sabores, texturas e temperaturas.
Realçando a importância de uma abordagem sensorial na interface entre a educação artística,
a educação ambiental e a educação social, são apresentados diferentes casos na formação
inicial e contínua de agentes educativos, nomeadamente no que se refere à: i) Observação,
explicação e expressão criativa sobre componentes sensoriais do ambiente; ii) Importância da
educação artística para a educação científica em paisagens multissensoriais naturais e culturais,
reais e artísticas; iii) Importância de ambientes e paisagens multissensoriais na qualidade de
vida em contextos de educação social na UC ―Ambiente, Qualidade de Vida e Sexualidade‖ de
uma licenciatura em Educação Social.
Nos casos apresentados, a educação sensorial situa-se na interseção do desenvolvimento da
literacia artística e da literacia ambiental, sendo central para o bem-estar e a qualidade de vida
de todas as pessoas, relacionando-se, por isso, de forma muito próxima com a educação
social.
Description
Keywords
Sensorialidade Educação sensorial Educação ambiental Educação artística Educação social
Citation
Silva, M. J. (2016) A Sensorialidade na Interface entre a Educação Artística, a Educação Ambiental e a Educação Social in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (413-421) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais