Publication
Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
dc.contributor.author | Marques, Cláudia | |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Vaz da | |
dc.contributor.author | Nunes, Clarisse | |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T11:26:54Z | |
dc.date.available | 2020-06-17T11:26:54Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | As dificuldades comunicativas manifestadas por alunos com multideficiência (MD) exigem o recurso a formas alternativas de comunicação, as quais nem sempre são do conhecimento dos docentes que com elas trabalham (Copley & Ziviani, 2004; Nunes, 2011). Neste sentido propôs-se a criação e implementação de um Kit básico de Tecnologias de Apoio à Comunicação (TAC) para alunos com MD, procurando-se perceber como é que os professores de alunos com MD se apropriaram do Kit; o efeito que a sua introdução teve na prática pedagógica e se respondeu às necessidades de natureza prática desses professores. Pretendeu-se ainda verificar se o Kit elaborado promoveu a utilização de TAC com alunos com MD. A natureza qualitativa deste estudo definiu a realização do mesmo como sendo um projeto de investigação-ação, o qual envolveu 6 UAAM e contou com a participação de 14 professores e 21 alunos com MD e com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. Os resultados indicam que o Kit elaborado permitiu colmatar necessidades de informação dos professores nas áreas da MD e das TAC e sugerem que as estratégias apresentadas para os primeiros dois níveis comunicativos não foram suficientemente concretas, permanecendo a necessidade de informação e apoio para os professores neste tópico. A implementação deste recurso aumentou a utilização de TAC junto dos alunos com MD, evidenciando a pertinência da sua criação, mas há carência de tutoriais centrados nos dois primeiros níveis de competência comunicativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Marques, C., Silva, F., Nunes, C. (2019) Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (199-211) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-10-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11862 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/livro_atas_4eme_vf_0.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Kit | pt_PT |
dc.subject | Multideficiência | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de apoio à comunicação | pt_PT |
dc.title | Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 211 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 199 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Alexandrino Nunes | |
person.givenName | Maria Clarisse | |
person.identifier.ciencia-id | 1714-308F-9C8C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6313-3439 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Criação de um kit básicosobre tecnologias de apoioà comunicação para alunoscom multideficiêncialivro_atas_4eme.pdf
- Size:
- 153.17 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format