Repository logo
 
Publication

O papel das plataformas informáticas na regulação da organização e gestão da escola

dc.contributor.advisorPires, Carlospt_PT
dc.contributor.authorCatalão, Ana Paula Padrão Xavier
dc.date.accessioned2020-01-08T15:00:23Z
dc.date.available2020-01-08T15:00:23Z
dc.date.issued2019-10-23
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractA investigação que deu origem à presente dissertação incidiu sobre a política de implementação das “Plataformas Informáticas para a Educação” nas escolas públicas em Portugal teve como objeto de estudo o papel das plataformas informáticas na regulação da organização e gestão da escola, nomeadamente na ação do diretor e na reconfiguração do papel e ação do Estado. Tratando-se de um estudo de natureza qualitativa, as opções metodológicas incidiram em entrevistas semiestruturadas a diretores de agrupamentos de escolas e a dirigentes de topo da Administração Central da Educação e na análise de conteúdo baseada num sistema de categorização misto e apoiada em software de análise de dados qualitativos. A abordagem pela “regulação”, enquanto suporte interpretativo permite por em evidência as representações das plataformas informáticas, o papel e ação do estado nos processos de interação-relação com as escolas-agrupamentos tendo como instrumento de ação (mediação-regulação) as plataformas informáticas e as implicações das mesmas na ação do diretor. Os inquiridos apresentam as plataformas informáticas como instrumentos de modernização e apoio à gestão, mas também de intensificação da burocracia e de controlo. Assumem-se para o Estado como um instrumento de mediação-regulação, colocando em evidência o seu papel modernizador, padronizador e de exercício do poder anónimo sobre as organizações escolares. A regulação pós-burocrática da ação do diretor exercida pelas plataformas informáticas, está patente no “duplo constrangimento” que o leva, por um lado, a realizar tarefas conflituais e, por outro, a exercer uma multiplicidade de papéis, colocando em evidência a sua “dimensão micropolítica” como gestor de tensões entre o Estado e a Escola. A tese evidencia um papel das plataformas informáticas preconizador de efeitos de multirregulação, por um lado uma regulação nacional exercida pelo estado e por outro uma regulação local associada à gestão escolar e em particular ao diretor.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The research that led to this dissertation was focused on the implementation policy of “Informatics Platforms for Education” in public schools in Portugal. The study object was the role of informatics (IT) platforms in the regulation of school organization and management, namely in what concern director action and states restructuring role and action. The methodological approach was a qualitative research study. Semi-structured interviews to school directors as well as to decision-makers from “Central Administration of Education” were conducted and content analysis was carried out based on a mixed categorization system supported by qualitative data analysis software The approach from the point of view of “regulation” as interpretative support model enables to highlight interviewees’ perceptions of informatics platforms as an instrument of mediation-regulation in the role and action of the state in its interaction/relation processes with schools/school clusters as well as their implications for the director's action. Respondents perceive informatics platforms as tools for modernization and management support, but also as instruments of bureaucracy and control. IT platforms are seen as a means of mediation-regulation with a key role in modernization and supervision of schools organizations by the state. The post-bureaucratic regulation of the director’s action made by informatics platforms leads to a “double constraint” since directors perform not only conflicting tasks, but also a multitude of roles, which combined emphasize their “micro political dimension” as mediators between the state and the school. This thesis highlights the role of IT platforms as a regulation facilitator, both on a national level when performed by the state, and on a local level when performed by school management organs, namely the director.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCatalão, A. P. P. (2019). O papel das plataformas informáticas na regulação da organização e gestão da escola (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10956pt_PT
dc.identifier.tid202311945
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10956
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPlataforma informáticapt_PT
dc.subjectDiretorpt_PT
dc.subjectEstadopt_PT
dc.subjectInstrumento de regulaçãopt_PT
dc.subjectRegulação da educaçãopt_PT
dc.subjectInformatics platformpt_PT
dc.subjectDirectorpt_PT
dc.subjectStatept_PT
dc.subjectRegulatory instrumentpt_PT
dc.subjectRegulation of educationpt_PT
dc.titleO papel das plataformas informáticas na regulação da organização e gestão da escolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAdministração Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O papel das PI na regulação da Organização e Gestão da Escola (VF).pdf
Size:
4.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: