Publication
Projecto Ano Zero : desenvolvimento de competências técnico-artísticas em jovens adultos através da Técnica de Dança Clássica, com vista ao ingresso no curso de Licenciatura da Escola Superior de Dança
dc.contributor.advisor | Nascimento, Vanda Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Moreira, Carla Sofia Serrano | |
dc.date.accessioned | 2011-12-09T17:37:59Z | |
dc.date.available | 2011-12-09T17:37:59Z | |
dc.date.issued | 2011-01 | |
dc.description | Relatório Final de Projecto Pedagógico apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança. | por |
dc.description.abstract | O curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (ESD) apresenta um currículo substancial e intensamente, prático que visa a formação do “artista” completo. Apesar de se pressupor uma maturação nesta área artística, a grande maioria dos candidatos à ESD não apresenta formação anterior sólida em técnicas de dança. Identificada esta problemática, o presente projecto pedagógico propôs a implementação de aulas de Técnica de Dança Clássica (TDC) durante um ano lectivo com vista o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e artísticas, com o objectivo de aumentar o grau de preparação e, implicitamente, o nível técnico e artístico de jovens adultos candidatos à ESD, colmatando-se, assim, a referida lacuna. O Projecto Ano Zero foi, então, implementado nas instalações da ESD durante o ano lectivo de 2009/2010 (de Outubro a Julho). A amostra foi composta por um total de 16 indivíduos (número que foi variando ao longo do ano lectivo) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos. Para sustentar o estudo foi empreendida uma revisão crítica da literatura sobre os cursos ano zero, a transição para o ensino superior artístico, o jovem adulto e a iniciação à dança nesta fase. Para sustentar a prática e a construção de um programa de TDC, foram aplicados os instrumentos previstos na Investigação-Acção para a recolha de dados, promovendo a constante reflexão sobre a acção. Os resultados apontam para um aumento das competências dos alunos que se empenharam numa prática regular destas aulas, a excepção da componente equilíbrio, e para uma evolução técnico-artística positiva destes jovens adultos no contexto da TDC. Os alunos que se candidataram à ESD obtiveram classificação positiva nas provas de acesso. Conclui-se, então, que o grau de preparação dos alunos candidatos foi aumentado e confirma-se, assim, a pertinência da implementação de um curso Ano Zero na ESD. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/848 | |
dc.language | por | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Técnica de dança clássica | por |
dc.subject | Competências físicas e técnico-artísticas | por |
dc.subject | Escola Superior de Dança | por |
dc.subject | Ano zero | por |
dc.subject | Jovens adultos | por |
dc.title | Projecto Ano Zero : desenvolvimento de competências técnico-artísticas em jovens adultos através da Técnica de Dança Clássica, com vista ao ingresso no curso de Licenciatura da Escola Superior de Dança | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Projecto Ano Zero : desenvolvimento de competências técnico-artísticas em jovens adultos através da Técnica de Dança Clássica, com vista ao ingresso no curso de Licenciatura da Escola Superior de Dança | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- RF_PP_MED-2011CarMor.pdf
- Size:
- 2.13 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Relatório final
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: