Repository logo
 
Publication

«Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar

dc.contributor.advisorSilva, Mary Katherinepor
dc.contributor.authorSantos, Sara Isabel Paiva dos
dc.date.accessioned2015-01-06T11:23:36Z
dc.date.available2015-01-06T11:23:36Z
dc.date.issued2014-12
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório surge no seguimento da minha Prática Profissional Supervisionada em contexto educativo, nas valências de Creche e de Jardim-de-Infância. Intitulando-se «Era uma vez…», o contributo das histórias para a Educação Pré-Escolar, proponho-me incidir sobre a importância das histórias neste contexto, sendo que o objetivo é explicitar não só a importância de ler, contar e recontar histórias como também a importância da dinamização das mesmas. A diversidade de recursos e técnicas proporcionam atividades lúdicas e educativas, alargando as representações das crianças, através das várias formas de exploração das histórias, o que proporciona um ambiente securizante e dinâmico. Tendo sempre em conta o desenvolvimento holístico das crianças, e portanto, faixa etária em que se encontra, correlacionam-se intencionalidades com a versatilidade que as histórias/livros podem assumir. Para além disso, as histórias e os livros constituem-se como veículos da criatividade, de valores, de conhecimentos, tendo o seu lugar ao nível das diversas áreas do conhecimento. Expressando-se através de uma abordagem qualitativa, em que são reconhecidas às crianças qualidades, competências e capacidades na construção do seu crescimento, incorpora-se também uma abordagem multidisciplinar, focalizada para o saber-estar, para a expressão e comunicação, e para o conhecimento do mundo.por
dc.description.abstractABSTRACT This report comes from my Supervised Professional Practice in educational context, in the areas of Childcare and Kindergarten . Named «Once upon a time ... », the contribution of stories for Preschool Education, I propose to focus on the importance of the stories in this context, and the goal is to explain not only the importance of reading, telling and retelling stories as well as the importance of their improvement. The diversity of resources and techniques provide recreational and educational activities, extending the representations of children, through different forms of exploration of the stories, which provides a reassuring and dynamic environment. Bearing in mind the holistic development of children, and therefore, the age group they are in, correlate intentions with the versatility that the stories / books can take. In addition, the stories and the books are formed as vehicles of creativity, values, knowledge, and its place across the different areas of knowledge. Expressing itself through a qualitative approach, in which they are recognized to children qualities, skills and abilities in building its growth, it incorporates also a multidisciplinary approach, focused for the civic education, for the expression and communication, and the knowledge of the world.en
dc.identifier.tid201349795pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4105
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectHistóriaspor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectGéneros literáriospor
dc.subjectFantasiapor
dc.subjectChildrenen
dc.subjectStoriesen
dc.subjectChildren’s literatureen
dc.subjectLiterary genresen
dc.subjectFantasyen
dc.title«Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Era uma vez.pdf
Size:
931.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: