Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância didática de textos não convencionais na motivação, no interesse e na aprendizagem científica de alunos do 1º ciclo de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final Sara Costa 2016064.pdf1.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada II (PES II) decorreu numa turma de 3.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino público, localizada na área da Pontinha e, no 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 5.º ano, de uma instituição pública do concelho da Amadora. Este relatório integra um estudo, realizado no contexto da PES II, intitulado “A importância didática de textos não convencionais na motivação, no interesse e na aprendizagem científica de alunos do 1.º ciclo de escolaridade” que configura os seguintes objetivos específicos do estudo: (i) reconhecer o papel da leitura de textos não convencionais na motivação e interesse dos alunos; e (ii) identificar em que medida os textos não convencionais influenciam as aprendizagens na área das Ciências Naturais. Em conformidade com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, privilegiando-se as grelhas de observação direta e a elaboração de uma entrevista de acordo com um guião. A análise e a discussão dos resultados permitem concluir que, em relação ao primeiro objetivo mencionado anteriormente, os textos não convencionais são uma boa ferramenta para o aumento da motivação e do interesse dos alunos face aos conteúdos de Ciências Naturais. Relativamente ao segundo objetivo, não foi possível obter resultados conclusivos, pois não foram aplicadas todas as técnicas de recolha de dados inicialmente previstas para averiguar o cumprimento deste objetivo.
ABSTRACT This report is developed within the course of the Supervised Teaching Practice II, part of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This work aims to describe and analyze in a reflexive way the period of observation, intervention and pedagogical evaluation developed in the contexts of the 1st and 2nd CBE. In the 1st CBE, the supervised teaching practice took place in a 3rd grade class of a public institution, located in Pontinha, and in the 2nd CBE, it took place in two classes of the 5th grade, of a public institution located in the municipality of Amadora. This report includes a study, carried out in the context of the Supervised Teaching Practice II, entitled “The didactic importance of unconventional texts in the motivation, interest and scientific apreehension of students of the 1st Cycle” that set up as specific objectives of the study the following: (i) acknowledge the role of the motivation and interest regarding the reading of unconventional texts in those same learnings; and, ii) identify in what way the unconventional texts have influence in the scientific learning. In accordance with the object of the study, a methodology of a qualitative nature was used, giving highlight to direct observation grids and the creation of an interview in accordance with a script. The analysis and discussion of the results allow to conclude that, regarding the first objective mentioned previously, the unconventional texts are a good tool for the increase of the motivation and interest of students concerning the contents of Natural Sciences. Considering the second objective, it wasn´t possible to get conclusive results, since not all the methods to gather information inicially predicted were apllied in order to ascertain the fulfilment of the objective.

Description

Relatório Final realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Textos não convencionais Interesse Motivação Ciências naturais Unconventional texts Motivation Interest Natural sciences

Citation

Costa, S. I. T. (2018). A importância didática de textos não convencionais na motivação, no interesse e na aprendizagem científica de alunos do 1º ciclo de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9706

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue