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- A importância didática de textos não convencionais na motivação, no interesse e na aprendizagem científica de alunos do 1º ciclo de escolaridadePublication . Costa, Sara Isabel Timóteo; Almeida, AntónioO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada II (PES II) decorreu numa turma de 3.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino público, localizada na área da Pontinha e, no 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 5.º ano, de uma instituição pública do concelho da Amadora. Este relatório integra um estudo, realizado no contexto da PES II, intitulado “A importância didática de textos não convencionais na motivação, no interesse e na aprendizagem científica de alunos do 1.º ciclo de escolaridade” que configura os seguintes objetivos específicos do estudo: (i) reconhecer o papel da leitura de textos não convencionais na motivação e interesse dos alunos; e (ii) identificar em que medida os textos não convencionais influenciam as aprendizagens na área das Ciências Naturais. Em conformidade com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, privilegiando-se as grelhas de observação direta e a elaboração de uma entrevista de acordo com um guião. A análise e a discussão dos resultados permitem concluir que, em relação ao primeiro objetivo mencionado anteriormente, os textos não convencionais são uma boa ferramenta para o aumento da motivação e do interesse dos alunos face aos conteúdos de Ciências Naturais. Relativamente ao segundo objetivo, não foi possível obter resultados conclusivos, pois não foram aplicadas todas as técnicas de recolha de dados inicialmente previstas para averiguar o cumprimento deste objetivo.