Repository logo
 
Publication

A abordagem da escrita no jardim-de-infância: das conceções às práticas

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Joana Filipa Ferreira
dc.date.accessioned2016-07-15T11:27:27Z
dc.date.available2016-07-15T11:27:27Z
dc.date.issued2014-07-23
dc.description.abstractA educação pré-escolar, ainda que não seja de frequência obrigatória, constitui a primeira etapa de um longo caminho educativo a percorrer, um marco decisivo no sucesso escolar e social das crianças, um meio potenciador de aprendizagens decisivas para o desenvolvimento integral da criança, no qual é indiscutível a importância do trabalho que se prende com a linguagem oral e abordagem à escrita. Neste sentido, o Educador deve estar consciente que a criança tem capacidade para aprender acerca da linguagem escrita, desde que inicia o seu percurso na aquisição da linguagem oral e desta forma estimulá-la e motivá-la para tal. Nem sempre as práticas integram a forma como as crianças pequenas aprendem a escrever e a ler, indicada na investigação, como sem sempre potenciam a parceria com as famílias nesta aprendizagem. No presente trabalho, desenvolvo um estudo onde procuro verificar o trabalho que está a ser implementado numa sala de jardim-de-infância, face à emergência à escrita e melhorá-lo, de forma lúdica e atrativa, de maneira que as crianças vão desenvolvendo e promovendo a motivação para esta aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The Pre-school education, although not being its attendance compulsory, it is, indeed, the first step in a long-term educational journey to go, an important landmark in social and academic success of children, a mean of developing significant skills to their complete development, where the work done with the oral language and an approach to writing has an important role. In this sense, the educator must be aware of the fact that the child is able to learn written language since he/she began his/her way in the acquisition of oral language and thus the adult must encourage and motivate the child to do so. Not always the practical part integrate the way how little children learn to write and to read, research indicated, not always potentiate partnership with families in this learning. In this report, I develop a study in which I seek to verify the work that is being implemented in a kindergarden, regarding the emergence of writing and improve it, of a playful and attractive way, so that the children will developing and promoting the motivation for this learning.en
dc.identifier.tid201367343pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6317
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectLinguagem oralpt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectEmergência à escritapt_PT
dc.subjectPre-school educationen
dc.subjectKindergarten teacheren
dc.subjectOral languageen
dc.subjectWrittenen
dc.subjectEmergency of writingen
dc.titleA abordagem da escrita no jardim-de-infância: das conceções às práticaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório PSS - Joana Fernandes.pdf
Size:
2.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: