Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A vantagem da utilização de escalas no ensino do saxofone: elaboração de um caderno de apoio

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) A primeira parte do presente Relatório de Estágio centra-se no Estágio de Ensino Especializado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa, realizado durante o ano letivo 2022 / 2023 no Conservatório Artallis em Loures. Este estágio foi realizado em regime de exercício, pelo que foram selecionados 3 alunos de diferentes níveis: 1º, 2º e 8º graus. Para cada um destes alunos foram elaborados planos de aulas, 27 para a Aluna A, 25 para o Aluno B e 27 para a Aluna C, perfazendo um total de 79 planos de aula. No início do ano letivo foi também elaborado uma planificação anual para cada um destes alunos. Nesta primeira parte do Relatório de Estágio constam a descrição e caracterização da instituição de ensino, bem como a sua oferta educativa e plano de prática pedagógica. Seguidamente, é apresentada uma caracterização dos alunos selecionados e uma análise crítica do seu desempenho ao longo do ano letivo, analisando a sua evolução, conquista dos objetivos estipulados e dificuldades sentidas ao longo do ano letivo, nomeadamente relativo à prática pedagógica. Após a conclusão do ano letivo, foi possível testemunhar um progresso e melhoria significativos da parte dos alunos, tanto a nível musical, como também a nível pessoal. Também da parte do docente, este sentiu um enriquecimento do seu conhecimento, principalmente nas estratégias a utilizar afim de proporcionar uma melhor aprendizagem aos seus alunos.
Abstract I (Pedagogical Practice) The first part of this Internship Report focuses on the Specialized Teaching Internship carried out as part of the Master's in Music Education at the Lisbon School of Music during the 2022/2023 academic year at Conservatório Artallis in Loures. This internship was conducted in active practice mode, with three students of different levels being selected: 1st, 2nd, and 8th grades. Lesson plans were prepared for each of these students: 27 for Student A, 25 for Student B, and 27 for Student C, totaling 79 lesson plans. At the beginning of the academic year, an annual plan was also developed for each one of these students. In this first part of the Internship Report, the description and characterization of the educational institution are included, as well as its educational offerings and pedagogical practice plan. Following that, there is a characterization of the selected students and a critical analysis of their performance throughout the academic year, assessing their progress, achievement of the set goals, and challenges faced throughout the year, particularly in relation to pedagogical practice. By the end of the academic year, significant progress and improvement were observed in the students, both musically and personally. The teacher also experienced an enrichment of knowledge, especially regarding strategies to provide better learning experiences for the students.
Resumo II (Investigação) A segunda parte do presente Relatório de Estágio tem como objetivo principal explorar e demonstrar os benefícios do ensino de escalas no saxofone, focando-se na criação de um caderno de apoio detalhado e abrangente para os alunos e professores. Primariamente será apresentada uma breve descrição geral do projeto de investigação, seguida da caracterização da temática do estudo, através da procura de métodos já existentes criados por saxofonistas e compositores, ficando estes presentes na revisão da literatura. Seguidamente, serão apresentados excertos de obras que serviram como principal fonte de inspiração para o mestrando, aliada à sua própria experiência enquanto docente, para justificar a elaboração da estrutura do caderno. A disposição desta secção estará definida na parte da metodologia adotada. Na última parte serão expostos e estudados os elementos que comprovam a realização e os resultados desta investigação, tais como o processo de construção destes exercícios e opiniões de outros professores de saxofone relativamente ao caderno. Por fim, serão apresentadas as conclusões obtidas após esta investigação, sendo seguidas dos seus aspetos positivos e negativos, bem como uma consideração para estudos futuros, atualização e sustentabilidade do caderno.
Abstract II (Research) The second part of this Internship Report aims to explore and demonstrate the benefits of teaching scales on the saxophone, focusing on the creation of a detailed and comprehensive support workbook for students and teachers. First, a brief general description of the research project will be presented, followed by a characterization of the study's theme, through the examination of existing methods created by saxophonists and composers, which will be included in the literature review. Next, excerpts from works that served as the primary source of inspiration for the master's student, combined with their own teaching experience, will be presented to justify the development of the workbook's structure. The layout of this section will be outlined in the methodology section. In the final part, the elements that prove the execution and results of this research will be presented and examined, such as the process of constructing these exercises and the opinions of other saxophone teachers regarding the workbook. Finally, the conclusions obtained from this research will be presented, followed by its positive and negative aspects, as well as a consideration for future studies, updates, and the sustainability of the workbook.

Description

Relatório de Estágio de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Ensino de Música.

Keywords

Saxofone Ensino Escalas Caderno de apoio às escalas Saxophone Teaching Scales Scale support booklet

Pedagogical Context

Citation

Polido, M.G. (2024). A vantagem da utilização de escalas no ensino do saxofone: Elaboração de um caderno de apoio. [Relatório de Estágio de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22250

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue