Publication
Desenvolvimento de um protótipo de veículo autónomo a partir de um carro telecomandado
dc.contributor.advisor | Mendes, Mário José Gonçalves Cavaco | |
dc.contributor.advisor | Carreira, Fernando Paulo Neves da Fonseca Cardoso | |
dc.contributor.author | Marçal, Ricardo Miguel nunes | |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T14:16:00Z | |
dc.date.available | 2024-02-07T14:16:00Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description | Trabalho de projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica | pt_PT |
dc.description.abstract | Desde a origem dos automóveis até aos dias de hoje, sempre existiram acidentes rodoviários, sendo a principal causa o ser humano. Com o intuito de diminuir a sinistralidade rodoviária, tem-se aplicado ferramentas desenvolvidas pelo homem, sendo a robótica uma delas. A aplicação desta tecnologia aos automóveis passa por tornar os veículos totalmente autónomos, tendo a capacidade de comunicar entre si, com a finalidade de serem mais seguros e cómodos para os seus utilizadores. No presente trabalho de projeto, será desenvolvida uma réplica à escala de um veículo autónomo com funcionalidades parciais, tendo por base um carro telecomandado. Para garantir a sua autonomia, o veículo terá de ter a capacidade de se deslocar entre várias coordenadas geográficas, evitando a colisão com quaisquer obstáculos que surjam no seu percurso. Para a realização deste protótipo, recorreu-se à utilização de um sistema composto por diversos sensores, como: os ultrassónicos que garantem que o veículo não colida com obstáculos; um magnetómetro que funciona como uma bússola, onde orientará o veículo para a posição pretendida; um módulo Bluetooth que poderá ser utilizado como intermediário entre um computador/smartphone e o veículo; e por fim, um sistema GPS que permite guiar o veículo para as coordenadas previamente definidas. Durante o funcionamento do veículo, este recorrerá a uma unidade de processamento Arduino Mega para analisar toda a informação recolhida pelos sensores. Para provar a autonomia do veículo serão realizados vários ensaios, onde se alterará a orientação do veículo, o número de coordenadas geográficas e o número de obstáculos a intersetar. Para que seja possível analisar o percurso realizado pelo veículo, será utilizado o software MATLAB® no qual traçará o trajeto efetuado pelo veículo, tendo por base as coordenadas geográficas que este intersetou. | pt_PT |
dc.description.abstract | From the origins of automobiles to the present day, there have always been road accidents, the main cause being humans. To reduce road accidents, tools developed by man have been applied, robotics being one of them. The application of this technology to automobiles involves making vehicles fully autonomous, having the ability to communicate with each other, with the aim of being safer and more comfortable for their users. In this project work, a scale replica of an autonomous vehicle will be developed, based on a remote-controlled car. To guarantee its autonomy, the vehicle must be able to move between various geographic coordinates, avoiding collision with any obstacle that may arise on its route. To create this prototype, we used a system made up of several sensors, such as: ultrasonic sensors that ensure that the vehicle does not collide with obstacles; a magnetometer that works like a compass, which will guide the vehicle to the desired position; a Bluetooth module that can be used as an intermediary between a computer/smartphone and the vehicle; and finally, a GPS system that allows the vehicle to be guided to previously defined coordinates. During vehicle operation, it will use an Arduino Mega processing unit to analyze all the information collected by the sensors. To prove the vehicle's autonomy, several tests will be carried out, where the vehicle's orientation, the number of geographic coordinates and the number of obstacles to intersect will be changed. In order to analyze the route taken by the vehicle, the MATLAB® software will be used, which will trace the route taken by the vehicle, based on the geographic coordinates that it crossed. | |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Marçal, Ricardo Miguel Nunes - Desenvolvimento de um protótipo de veículo autónomo a partir de um carro telecomandado. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203463471 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17067 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Robô móvel | pt_PT |
dc.subject | Carro autónomo | pt_PT |
dc.subject | Arduino | pt_PT |
dc.subject | Carro contorna obstáculos | pt_PT |
dc.subject | Carro guiado por GPS | pt_PT |
dc.subject | Mobile robot | |
dc.subject | Autonomous car | |
dc.subject | Arduino | |
dc.subject | Car goes around obstacles | |
dc.title | Desenvolvimento de um protótipo de veículo autónomo a partir de um carro telecomandado | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |