Publication
A theoretical exploration departing from the performance Delayed Movements for an Obstinate Joy
dc.contributor.author | Zinho Pinheiro, Inês | |
dc.contributor.author | Milella, Massimo | |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T15:38:36Z | |
dc.date.available | 2024-12-20T15:38:36Z | |
dc.date.issued | 2024-12 | |
dc.description.abstract | Este artigo reflete sobre uma prática iniciada por Inês Zinho Pinheiro e Massimo Milella após a sua performance de 2023, Movimentos Demorados para uma Alegria Obstinada, criada com um grupo informal de performers-investigadores em som, dança e dramaturgia visual. A prática é orientada por uma metodologia em desenvolvimento introduzida por Inês, intitulada dancepting, que combina coreografia, dança e investigação teórica. O artigo desdobra-se em três questões-chave extraídas desta prática: ‘Como podemos imaginar uma escolha?’ explora o potencial de movimentos ainda por realizar, destacando a tensão entre o visível e o invisível; ‘Como concretizamos algo intangível?’ aborda o desafio de tornar ideias abstratas visíveis e tangíveis, preservando a sua intangibilidade; ‘Como passamos por isso juntos?’ considera o equilíbrio entre autonomia e coletividade nesta performance. O artigo conclui com uma conversa danceituada que funde narrativas e leituras, sendo marcada por uma leve ingenuidade essencial à procura de uma alegria obstinada. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This article reflects on a practice initiated by Inês Zinho Pinheiro and Massimo Milella following their 2023 performance Delayed Movements for an Obstinate Joy, created with an informal group of performer-researchers in sound, dance, and visual dramaturgy. The practice is guided by a developing methodology introduced by Inês, called dancepting, which merges choreography, dance, and theoretical inquiry. The article unfolds three key questions drawn from their performance: ‘How can we imagine a choice?’ explores the potential of movement yet to occur, highlighting the tension between the visible and invisible; ‘How do we concretize something intangible?’ addresses the challenge of making abstract ideas visible and tangible, while preserving their intangibility; ‘How do we go through it together?’ considers the balance between autonomy and collectivity in their performance. The article concludes with a dancepting conversation blending narratives and readings, and marked by a slight ingenuity essential to pursuing an obstinate joy. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | «Uma exploração teórica a Partir Da Performance Movimentos Demorados Para Uma Alegria Obstinada». 2024. RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 (2): 85-113. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp85-113. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp85-113 | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 2795-5788 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/18061 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/841 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prática como investigação | pt_PT |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Coreografia | pt_PT |
dc.subject | Visível/invisível | pt_PT |
dc.subject | Investigação coletiva | pt_PT |
dc.subject | Danceituar | pt_PT |
dc.subject | Practice as research | pt_PT |
dc.subject | Transdisciplinarity | pt_PT |
dc.subject | Choreography | pt_PT |
dc.subject | Visible/invisible | pt_PT |
dc.subject | Collective research | pt_PT |
dc.subject | Dancepting | pt_PT |
dc.title | A theoretical exploration departing from the performance Delayed Movements for an Obstinate Joy | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 113 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 85 | pt_PT |
oaire.citation.title | Rhinocervs : cinema, dança, música, teatro | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Zinho Pinheiro | |
person.familyName | Milella | |
person.givenName | Inês | |
person.givenName | Massimo | |
person.identifier.ciencia-id | 201B-7E56-1B8D | |
person.identifier.orcid | 0009-0001-7810-3435 | |
person.identifier.orcid | 0009-0002-7599-3142 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1d5a9755-f73b-4e5f-a8ac-707e62886512 | |
relation.isAuthorOfPublication | fc8ffba5-8c51-4441-ae06-883e5935efef | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fc8ffba5-8c51-4441-ae06-883e5935efef |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Zinho_Millella_publicar_final_revMX.pdf
- Size:
- 1.18 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: