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A entrada no tempo em “Primavera tardia” de Ozu

dc.contributor.advisorSapinho, Joaquim
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Inês
dc.date.accessioned2021-09-09T12:25:15Z
dc.date.available2021-09-09T12:25:15Z
dc.date.issued2021-07-26
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico – especialização em Dramaturgia e Realização.pt_PT
dc.description.abstractEm Primavera Tardia, a personagem de Noriko, representada por Setsuko Hara, está em idade de casar, mas continua a viver com o pai. O processo de separação dos dois é a essência do filme. Esta premissa foi sendo repetida pelo autor com pequenas variações, atingindo o seu expoente máximo na obra de 1949. Esta investigação pretende inquirir como é que Yasujirō Ozu consegue uma representação tão tangível de uma mulher entre tempos, e como o realizador encontra figuração para a forma como é que ela muda ao longo da narrativa. Na conclusão, a dissertação procura definir os recursos cinematográficos do cineasta que melhor se articulam com o projeto em desenvolvimento da mestranda, que pretende abordar os afetos e as violências de estar, simultaneamente, juntos e separados no tempo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - In Late Spring, Noriko’s character, played by Setsuko Hara, is tardily coming of age to get married, but she continues to live with her father. Their process of separation is the essence of the film. This premise was repeated by the author with small variations, attaining is greatest expression in the 1949 oeuvre. This investigation intends to inquire to how Yasujirō Ozu succeeds in depicting such a tangible portrayal of a woman in between times, and to how the director materializes the way she changes along the narrative. In the conclusion, the dissertation seeks to determine the director’s filmmaking resources that best articulate with the developing project of the student, which focuses on how to address the affections and violence of being, simultaneously, together and apart in time.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202763153
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13698
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectYasujirō Ozupt_PT
dc.subjectTradiçãopt_PT
dc.subjectSetsuko Harapt_PT
dc.subjectTempopt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectTraditionpt_PT
dc.subjectTimept_PT
dc.titleA entrada no tempo em “Primavera tardia” de Ozupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleA entrada no tempo em “Primavera tardia” de Ozupt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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