dc.contributor.author | Chinita, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2015-07-28T13:30:11Z | |
dc.date.available | 2015-07-28T13:30:11Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Partindo da explicação daquilo que neste ensaio se entende por “metacinema” e a sua relevância como discurso autoral sobre a sétima arte, aborda-se o fenómeno do visionamento múltiplo de uma mesma obra (aspeto conhecido em inglês como “repeat viewing”). Este fenómeno permite um contato privilegiado entre o meta espetador, propenso a aderir em maior grau aos metafilmes, e o meta realizador, inclinado a construir uma carreira em torno da execução dos mesmos. Em causa está o visionamento e o fabrico de obras, direta ou indiretamente, especializadas no universo cinematográfico. A mediação do dispositivo cinematográfico na projeção em sala ou a apropriação de novas e cada vez mais versáteis tecnologias de captação e reprodução audiovisual permite transformar o vidente cinéfilo num utilizador compulsivo, conferindo ao cinema atualmente uma dimensão háptica que ele não detinha da mesma forma anteriormente. O espetador apropria-se de obras criadas por outrem, atribuindo-lhes uma nova forma e um novo sentido, mas dentro de um contexto cinéfilo. Inversamente, o criador é voluntariamente apropriado pela indústria, permitindo o consumo de si mesmo nas edições em videograma e trabalhando internamente as obras e os seus mecanismos formais e narrativos para geraram maior e mais multiplicadas formas de consumo junto dos espetadores. Assim se fomenta uma jornada que não é do herói, mas sim do vidente. Para concluir, defende-se que a maior acessibilidade fílmica permitida pela disseminação de novas janelas de consumo cinematográfico incrementa o repeat viewing e uma apropriação cada vez maior das obras, mas em contrapartida, pode desencadear a nulidade do discurso metacinematográfico e o esboroar do metacinema como tal. | por |
dc.identifier.issn | 2183-1750 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4710 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento | por |
dc.relation.publisherversion | http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/index | por |
dc.subject | Repeat viewing | por |
dc.subject | Metacinema | por |
dc.subject | Discurso autoral | por |
dc.subject | Meta espetador | por |
dc.subject | Metacineasta | por |
dc.subject | Authorial discourse | por |
dc.subject | Meta spectator | por |
dc.subject | Meta director | por |
dc.title | O repeat viewing no contexto do metacinema | por |
dc.type | preprint | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.title | Aniki – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento | por |
person.familyName | Mata | |
person.givenName | Maria | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7494-1039 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | preprint | por |
relation.isAuthorOfPublication | 4e5f0177-6b2a-4c33-8259-2ff05d9c945a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4e5f0177-6b2a-4c33-8259-2ff05d9c945a |