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Atividades livres e dirigidas: perceções e comportamentos de um grupo de crianças

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Abstract(s)

A pesquisa realizada neste relatório tem como tema principal o envolvimento de um grupo de crianças em atividades livres e dirigidas. Através de uma observação atenta verifiquei alguma escassez nos momentos de interação adulto/criança, particularmente em circunstâncias de brincadeira livre e de exploração ativa na sala. De seguida, constatei que as propostas de atividades se centravam maioritariamente nos conteúdos curriculares, mas que faltavam propostas/tempos de exploração livre, com diferentes técnicas e materiais, que correspondessem à iniciativa livre das crianças e que valorizassem a sua espontaneidade, imaginação e criatividade. Como tal, o principal objetivo da investigação realizada foi a observação e avaliação do nível de envolvimento das crianças em atividades livres e dirigidas, para assim, compreender as estratégias que correspondem aos interesses e motivações das crianças. Tive ainda em atenção se o comportamento do grupo sofreu alterações positivas na promoção destas atividades. Para a realização do projeto de investigação tive como grupo de estudo 11 crianças com quatro anos na sua maioria, devido ao facto de ser o grupo pertencente à intervenção realizada na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II. Este estudo baseia-se numa perspetiva de investigação da própria prática sendo de natureza qualitativa por apresentar dados não numéricos. Como recolha de dados apliquei a escala de envolvimento de Leavers (2014), notas de campo, registo fotográfico, inquéritos e questionários às famílias, crianças e educadora cooperante.
ABSTRACT The research carried out in this report has as its main theme the involvement of a group of children in free and directed activities. Through careful observation I have noticed some shortages in moments of adult / child interaction, particularly in circumstances of free play and active exploration in the room. Next, I found that the proposals for activities focused mainly on curricular content, but lacked proposals / times of free exploration, with different techniques and materials, corresponding to the free initiative of children and valuing their spontaneity, imagination and creativity. As such, the main objective of the investigation was to observe and evaluate the level of involvement of children in free and directed activities, in order to understand the strategies that correspond to the interests and motivations of the children. I also had in mind if the behavior of the group underwent positive changes in the promotion of these activities. To carry out the research project I had as a study group 11 children with four years of age, mostly because of the fact that it is the group belonging to the intervention carried out in the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II. This study is based on a research perspective of the practice itself, being qualitative in nature because it presents non-numerical data. As a data collection I applied the Leavers involvement scale (2014), field notes, photographic record, surveys and questionnaires to families, children and cooperating educator.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Envolvimento Exploração Jardim de infância Participação Brincar Involvement Exploration Kindergarten Participation Play

Citation

Graça, J. S. M. V. (2018). Atividades livres e dirigidas: perceções e comportamentos de um grupo de crianças (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9397

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