| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.8 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Resumo I (Prática pedagógica) - O relatório de estágio é constituído por vários pontos que ajudaram a melhorar as qualidades do mestrando como docente. Serve como instrumento para o mestrando melhorar as suas competências e qualidades através da observação e análise das suas aulas. Depois de analisadas as gravações das aulas dadas, o mestrando conseguiu perceber os aspetos a serem melhorados e onde deve cingir o foco das questões e problemas a serem melhorados.
O estágio foi realizado, no ano letivo 2013/2014, no Centro de Formação Artística (CFA) da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (SFGP), em Tomar. Para o estágio foram propostos três alunos de diferentes níveis, no 5º ano (1º grau) a aluna Bruna Mendes, no 8º ano (4º grau) a aluna Ana Oliveira e no 10º ano (6º grau) a aluna Bárbara Melenas. A escola onde foi realizado o estágio foi caracterizada, onde foram definidos os objetivos principais da escola. Os alunos escolhidos para o estágio, também foram caracterizados e analisados, principalmente ao nível da motivação, metacognição e estilos de aprendizagem. As práticas educativas desenvolvidas basearam-se na definição de princípios pedagógicos, nas atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, nas estratégias adotadas, nos objetivos gerais por aluno e na avaliação.
Durante o ano letivo foram abordadas diferentes estratégias para cada aluno, de modo a que no final do ano letivo os objetivos pretendidos fossem alcançados. As planificações para cada aluno foram elaboradas, de tal modo que a evolução da aprendizagem fosse metódica e para automatizar os alunos ao nível do estudo individual.
Após verificados e analisados todos os aspetos do relatório de estágio, foi realizada uma análise da atividade docente, onde foram definidos os aspetos positivos e negativos e quais devem ser melhorados.
Resumo II (Investigação) - A temática escolhida para esta investigação é de tal modo importante, no sentido em que o mestrando deve ter em consideração, pois a construção da palheta dupla de oboé, pode influenciar no ritmo de evolução da aprendizagem do instrumento. Com esta investigação vão ser abordadas várias técnicas, estilos e escolas de construção de palhetas duplas de oboé. O professor de oboé precisa de ter conhecimentos básicos de todas as etapas de construção de uma palheta dupla de oboé, este conhecimento permite que o professor consiga moldar a construção da palheta às características fisiológicas do seu aluno. As características fisiológicas do oboísta condicionam a construção de uma palheta dupla de oboé, pois estas vão influenciar as competências necessárias para a execução do oboé. Um aluno que não tenha as capacidades musculares necessárias, necessita de uma palheta que tenha uma raspagem mais profunda e menos espessa. A estrutura maxilar e odontológica também influência, pois a posição da embocadura é alterada conforme a posição destas duas estruturas. Na revisão da literatura foram definidos conceitos como o oboé, a palheta: definição, história, evolução e processo de construção, o diâmetro, a dureza e densidade, a goivagem, a forma, as ferramentas necessárias, como amarrar a cana ao tudel, os diferentes tipos de raspagem e suas escolas, a aprendizagem e o ensino. A metodologia de investigação utilizada foi baseada na investigação-ação, através da realização de um estudo experimental, entrevistas aos alunos e inquéritos por questionário a professores. Depois de apresentados e analisados os resultados obtidos, o mestrando realizou uma conclusão, onde vão ser apresentadas as soluções para a questão problemática.
Abstract I (Teaching) - The internship report consists of several topics that helped improve the graduate student's aptitudes as a teacher. It serves as an instrument for a graduate student to improve their skills and qualities through observation and study of their classes. After studying the recordings of the given class the graduate student was able to understand the many aspects that needed to be improved and where to focus on the questions and issues to be improved. The traineeship was conducted during the academic year 2013/2014 at the Artistic Training Centre of the Philharmonic Society “Gualdim Pais” in Tomar, Portugal. For the traineeship three different skill levels were presented with three students participating. For the fifth 5 year, (1st level), Bruna Mendes; in the 8th grade, (4th level), Ana Oliveira and in the 10th year, (6th grade), Bárbara Melenas. The school, where the internship took place, had its principal objectives defined and analysed. Students chosen for the internship were described and evaluated, especially in terms of motivation, metacognition and learning methods. Established educational practices based on sound pedagogical principles, as well as mention of the school activities taking place during the academic year, the strategies adopted and the student´s general objectives are mentioned. During the school year different strategies for each student were mentioned so that at the end of the school year the aims sought were evaluated. Lesson plans were prepared for each student so that the development of learning was methodical and to systematise students for individual study level. An analysis of the teaching activity, setting out both the positive and negative aspects, and especially what should be improved after analysis and investigation, was made.
Abstract II (Research) - The theme chosen for this research is of fundamental importance in that the student must take into account that the construction of the oboe double reed can influence the speed of progress of their instrument of learning. During the research various ideas will be presented including techniques and the methods for the construction of oboe reeds. The professor of oboe needs to have a basic knowledge of all stages of reed construction as this knowledge enables the teacher to make the reed according to the physiological aspects of the pupil. A pupil who does not have an adequate “embouchure” needs a reed that has a longer and thinner scrape. The jaw and dental structure also influence the position. In studying the literature various concepts were defined for the oboe and the oboe reed. Its history and development the construction process, its measurements, hardness and density, gouging, profiling, the tools needed to tie the reed cane on to the staple as well as the different styles of scraping and their respective schools of thought. The research methodology used was based on an action research, by carrying out an experimental study, and with interviews with students and a questionnaire survey sent to teachers. After presenting and analyzing the results the graduate student reached a conclusion, and presented solutions to the problematical question.
Resumo II (Investigação) - A temática escolhida para esta investigação é de tal modo importante, no sentido em que o mestrando deve ter em consideração, pois a construção da palheta dupla de oboé, pode influenciar no ritmo de evolução da aprendizagem do instrumento. Com esta investigação vão ser abordadas várias técnicas, estilos e escolas de construção de palhetas duplas de oboé. O professor de oboé precisa de ter conhecimentos básicos de todas as etapas de construção de uma palheta dupla de oboé, este conhecimento permite que o professor consiga moldar a construção da palheta às características fisiológicas do seu aluno. As características fisiológicas do oboísta condicionam a construção de uma palheta dupla de oboé, pois estas vão influenciar as competências necessárias para a execução do oboé. Um aluno que não tenha as capacidades musculares necessárias, necessita de uma palheta que tenha uma raspagem mais profunda e menos espessa. A estrutura maxilar e odontológica também influência, pois a posição da embocadura é alterada conforme a posição destas duas estruturas. Na revisão da literatura foram definidos conceitos como o oboé, a palheta: definição, história, evolução e processo de construção, o diâmetro, a dureza e densidade, a goivagem, a forma, as ferramentas necessárias, como amarrar a cana ao tudel, os diferentes tipos de raspagem e suas escolas, a aprendizagem e o ensino. A metodologia de investigação utilizada foi baseada na investigação-ação, através da realização de um estudo experimental, entrevistas aos alunos e inquéritos por questionário a professores. Depois de apresentados e analisados os resultados obtidos, o mestrando realizou uma conclusão, onde vão ser apresentadas as soluções para a questão problemática.
Abstract I (Teaching) - The internship report consists of several topics that helped improve the graduate student's aptitudes as a teacher. It serves as an instrument for a graduate student to improve their skills and qualities through observation and study of their classes. After studying the recordings of the given class the graduate student was able to understand the many aspects that needed to be improved and where to focus on the questions and issues to be improved. The traineeship was conducted during the academic year 2013/2014 at the Artistic Training Centre of the Philharmonic Society “Gualdim Pais” in Tomar, Portugal. For the traineeship three different skill levels were presented with three students participating. For the fifth 5 year, (1st level), Bruna Mendes; in the 8th grade, (4th level), Ana Oliveira and in the 10th year, (6th grade), Bárbara Melenas. The school, where the internship took place, had its principal objectives defined and analysed. Students chosen for the internship were described and evaluated, especially in terms of motivation, metacognition and learning methods. Established educational practices based on sound pedagogical principles, as well as mention of the school activities taking place during the academic year, the strategies adopted and the student´s general objectives are mentioned. During the school year different strategies for each student were mentioned so that at the end of the school year the aims sought were evaluated. Lesson plans were prepared for each student so that the development of learning was methodical and to systematise students for individual study level. An analysis of the teaching activity, setting out both the positive and negative aspects, and especially what should be improved after analysis and investigation, was made.
Abstract II (Research) - The theme chosen for this research is of fundamental importance in that the student must take into account that the construction of the oboe double reed can influence the speed of progress of their instrument of learning. During the research various ideas will be presented including techniques and the methods for the construction of oboe reeds. The professor of oboe needs to have a basic knowledge of all stages of reed construction as this knowledge enables the teacher to make the reed according to the physiological aspects of the pupil. A pupil who does not have an adequate “embouchure” needs a reed that has a longer and thinner scrape. The jaw and dental structure also influence the position. In studying the literature various concepts were defined for the oboe and the oboe reed. Its history and development the construction process, its measurements, hardness and density, gouging, profiling, the tools needed to tie the reed cane on to the staple as well as the different styles of scraping and their respective schools of thought. The research methodology used was based on an action research, by carrying out an experimental study, and with interviews with students and a questionnaire survey sent to teachers. After presenting and analyzing the results the graduate student reached a conclusion, and presented solutions to the problematical question.
Description
Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
Keywords
Aprendizagem Caraterística da palheta Ensino Estilos de construção Oboé Learning Characteristic of the reed Education Construction styles Oboe
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
