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Advisor(s)
Abstract(s)
Dado que o contacto físico está associado à qualidade da vinculação
e da relação mãe-filho(a), procurámos estudar a qualidade dessa
interação em 26 bebés transportados junto ao peito das suas mães.
Os bebés tinham entre 6 e 36 meses (13 meninas, 13 meninos) e não
apresentavam problemas de desenvolvimento. A qualidade da interação
mãe-filho(a) foi avaliada em jogo livre através da escala CARE-Index,
os resultados da aplicação desta escala permitiram selecionar as
díades com elevada qualidade (pontuação superior a 9) e díades de
baixa qualidade (com menos de 6 pontos). Posteriormente, o comportamento
diádico foi descrito em termos das respostas faciais, vocais,
afetivas, diretivas, lúdicas e recíprocas das mães e dos bebés em díades de elevada/boa qualidade diádica versus de baixa qualidade. Nas díades
de elevada qualidade, a interação é caraterizada pela participação,
reciprocidade, afetividade positiva, partilha de prazer e envolvimento.
Contudo, nas díades de baixa qualidade interativa verifica-se, sobretudo,
a falta de envolvimento e participação, evidente no jogo isolado
ou paralelo. Comparativamente a outros estudos nacionais, nesta
amostra observam-se menos comportamentos abusivos, intrusivos ou
negligentes. Tal seria de esperar, dado que se trata de um grupo de
classe média com elevada literacia materna. Contudo, 6 em 26 díades
tinham baixa qualidade interativa, o que indica que o mero transporte
junto ao corpo por si só não é garante de uma relação afetiva positiva
e recíproca.
Description
Keywords
Transporte do bebé Contacto Proximidade física Qualidade interativa mãe-filho(a)
Pedagogical Context
Citation
Bárbara, C. S., Carvalho, O., Fuertes, M. (2021) Relação mãe-filho(a) em bebés transportados junto ao peito e em bebés transportados em carrinhos. in Fuertes, M., Nunes, C., Rosa, J., Almeida, A. R., Esteves, S.(Eds.) Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II (pp. 77-99) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.117
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
