Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação mãe-filho(a) em bebés transportados junto ao peito e em bebés transportados em carrinhos

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Dado que o contacto físico está associado à qualidade da vinculação e da relação mãe-filho(a), procurámos estudar a qualidade dessa interação em 26 bebés transportados junto ao peito das suas mães. Os bebés tinham entre 6 e 36 meses (13 meninas, 13 meninos) e não apresentavam problemas de desenvolvimento. A qualidade da interação mãe-filho(a) foi avaliada em jogo livre através da escala CARE-Index, os resultados da aplicação desta escala permitiram selecionar as díades com elevada qualidade (pontuação superior a 9) e díades de baixa qualidade (com menos de 6 pontos). Posteriormente, o comportamento diádico foi descrito em termos das respostas faciais, vocais, afetivas, diretivas, lúdicas e recíprocas das mães e dos bebés em díades de elevada/boa qualidade diádica versus de baixa qualidade. Nas díades de elevada qualidade, a interação é caraterizada pela participação, reciprocidade, afetividade positiva, partilha de prazer e envolvimento. Contudo, nas díades de baixa qualidade interativa verifica-se, sobretudo, a falta de envolvimento e participação, evidente no jogo isolado ou paralelo. Comparativamente a outros estudos nacionais, nesta amostra observam-se menos comportamentos abusivos, intrusivos ou negligentes. Tal seria de esperar, dado que se trata de um grupo de classe média com elevada literacia materna. Contudo, 6 em 26 díades tinham baixa qualidade interativa, o que indica que o mero transporte junto ao corpo por si só não é garante de uma relação afetiva positiva e recíproca.

Description

Keywords

Transporte do bebé Contacto Proximidade física Qualidade interativa mãe-filho(a)

Pedagogical Context

Citation

Bárbara, C. S., Carvalho, O., Fuertes, M. (2021) Relação mãe-filho(a) em bebés transportados junto ao peito e em bebés transportados em carrinhos. in Fuertes, M., Nunes, C., Rosa, J., Almeida, A. R., Esteves, S.(Eds.) Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II (pp. 77-99) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.117

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License

Altmetrics