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Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: práticas de promoção de competência sociais no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorPires, Carlospor
dc.contributor.authorPereira, Ana Filipa da Silva
dc.date.accessioned2014-09-16T09:01:37Z
dc.date.available2014-09-16T09:01:37Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) traduz-se numa análise reflexiva do percurso realizado ao longo da prática pedagógica desenvolvida com alunos do 1.º ano do ensino básico, num estabelecimento de ensino integrado num agrupamento de escolas de um concelho da Área Metropolitana de Lisboa. O período a que se reporta compreende três momentos principais: a observação do contexto e das situações educativas; a construção do Plano de Intervenção (PI); a implementação do plano ou intervenção. A análise dos resultados da observação do contexto socioeducativo revela, de forma mais evidente, fragilidades em domínios no âmbito das Competências Sociais com implicações no ambiente da sala de aula e nas experiências educativas realizadas. A problematização desses resultados conduz à emergência de uma relação entre o desenvolvimento de Competências Sociais e a melhoria de condições promotoras de aprendizagens nas áreas curriculares disciplinares. A intervenção – pautada por aqueles pressupostos e orientada por objetivos que visavam sobretudo o desenvolvimento de competências sociais e o trabalho colaborativo – revela-se potenciadora de processos de análise reflexiva sobre a prática, baseados em técnicas de recolha de dados, nomeadamente, a análise documental e a observação estruturada e não estruturada. Os resultados obtidos reforçam a importância da integração das Competências Sociais numa abordagem transversal do currículo e o contributo de práticas pedagógicas centradas na interação, na participação e na colaboração para a resolução de conflitos e melhoria das atitudes dos alunos, com efeitos positivos no ambiente de aprendizagem.por
dc.description.abstractABSTRACT This report of Supervised Teaching Practice (PES - Prática de Ensino Supervisionada) is a reflective analysis conducted over the course of pedagogical practices developed with students of the 1st grade of primary education, in a school integrated into a group of schools in a county of the Lisbon Metropolitan Area. The period to which reports comprises three key stages: the observation of context and educational situations; the making of Intervention Plan (PI – Plano de Intervenção); the Plan or Intervention implement. The observation of social and educational context reveals, more clearly, some feebleness in the Social Skills areas with consequences on the classroom environment and educational experiences. These results lead to a forthcoming relationship between the development of Social Skills and the improvement of conditions for learning in the curricular areas. The Intervention – guided by those assumptions and driven by goals that targeted mostly the development of Social Skills and collaborative work – promotes a process of careful evaluation on the practice, based on techniques of data collection, namely documental evaluation and structured and unstructured observation. The results obtained reinforce the importance of integrating Social Skills in a cross curriculum approach, and the contribution of pedagogical practices centered on interaction, participation and collaboration for conflict resolution and improvement of students’ attitudes, with positive purposes on the learning environment.en
dc.identifier.tid201356929pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3805
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectCompetência socialpor
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSocial skillsen
dc.subject1st cycle of basic educationen
dc.subjectLearningen
dc.titlePrática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: práticas de promoção de competência sociais no 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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