Repository logo
 
Publication

Práticas de inclusão de alunos com perturbações do espectro do autismo no 1º ciclo

dc.contributor.authorFerreira, Ana Paula
dc.contributor.authorMadureira, Isabel Pizarro
dc.date.accessioned2020-08-25T13:59:50Z
dc.date.available2020-08-25T13:59:50Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente estudo procurou conhecer: i) a opinião de professores do 1º ciclo sobre a inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo e sobre as Unidades de Ensino Estruturado; ii) as dificuldades sentidas e as necessidades de formação contínua identificadas pelos docentes; e, iii) as práticas desenvolvidas para facilitar a inclusão destes alunos na sala de aula. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, no qual participaram três professores do 1º ciclo do Ensino Básico que integram nas suas turmas alunos com Perturbações do Espectro do Autismo. As técnicas usadas na recolha de dados foram a entrevista e a observação naturalista. Os resultados mostram que os professores aceitam a inclusão e que para esta aceitação em muito contribui a existência na escola de uma unidade de ensino estruturado. As dificuldades dos docentes decorrem sobretudo do receio que sentem perante os comportamentos dos alunos e da falta de conhecimento sobre as formas de intervenção, sendo nestes aspetos que identificam necessidades de formação contínua. A observação das práticas mostra que a inclusão dos alunos envolve diferentes processos e percursos, nos quais são determinantes dois fatores: o grau de severidade da perturbação e os recursos humanos existentes. Os docentes da unidade de ensino estruturado assumem total responsabilidade na gestão do processo de inclusão e, uma vez que não existe implicação dos docentes do ensino regular na gestão e adaptação do currículo, não se verifica a necessária mudança de atitudes e de práticas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, A. P., Madureira, I. P. (2015) Práticas de inclusão de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo no 1º Ciclo in S., Pereira, M. Rodrigues, A., Almeida. C. Pires, C. Tomás, C. Pereira. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (133-142) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-5-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12185
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_2eme_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPerturbações do espectro do autismopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.titlePráticas de inclusão de alunos com perturbações do espectro do autismo no 1º ciclopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.startPage133pt_PT
oaire.citation.titleAtas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Práticas de inclusão de alunos comPerturbações do Espectro do Autismono 1º Cicloatas 2EME.pdf
Size:
196.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections