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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo procurou conhecer: i) a opinião de professores do 1º ciclo sobre a
inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo e sobre as Unidades de
Ensino Estruturado; ii) as dificuldades sentidas e as necessidades de formação contínua
identificadas pelos docentes; e, iii) as práticas desenvolvidas para facilitar a inclusão destes
alunos na sala de aula. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, no qual
participaram três professores do 1º ciclo do Ensino Básico que integram nas suas turmas
alunos com Perturbações do Espectro do Autismo. As técnicas usadas na recolha de dados
foram a entrevista e a observação naturalista.
Os resultados mostram que os professores aceitam a inclusão e que para esta aceitação em
muito contribui a existência na escola de uma unidade de ensino estruturado. As dificuldades
dos docentes decorrem sobretudo do receio que sentem perante os comportamentos dos
alunos e da falta de conhecimento sobre as formas de intervenção, sendo nestes aspetos que
identificam necessidades de formação contínua.
A observação das práticas mostra que a inclusão dos alunos envolve diferentes processos e
percursos, nos quais são determinantes dois fatores: o grau de severidade da perturbação e
os recursos humanos existentes.
Os docentes da unidade de ensino estruturado assumem total responsabilidade na gestão do
processo de inclusão e, uma vez que não existe implicação dos docentes do ensino regular na
gestão e adaptação do currículo, não se verifica a necessária mudança de atitudes e de
práticas.
Description
Keywords
Inclusão Perturbações do espectro do autismo Professores Práticas
Citation
Ferreira, A. P., Madureira, I. P. (2015) Práticas de inclusão de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo no 1º Ciclo in S., Pereira, M. Rodrigues, A., Almeida. C. Pires, C. Tomás, C. Pereira. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (133-142) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa