Publication
Como a tecnologia influencia o tempo em cena e no performer
dc.contributor.advisor | Jürgens, Stephan | |
dc.contributor.advisor | Bento, Diogo | |
dc.contributor.author | Duarte, Rita Amaral | |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T12:09:56Z | |
dc.date.available | 2022-07-08T12:09:56Z | |
dc.date.issued | 2022-07-05 | |
dc.description | Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – especialização em Artes Performativas. | pt_PT |
dc.description.abstract | A problemática do tempo é o tema central deste projeto. Reflito sobre o mesmo e as suas diversas conceções – científicas, artísticas e filosóficas – tanto através da criação de um objeto multidisciplinar - uma performance ao vivo - mas também da leitura de várias obras literárias, e consequente escrita deste relatório. Ainda dentro deste tema, é examinada a relação entre performance e tecnologia teatral, tomando como paradigma o livro Digital Performance de Steve Dixon. Uma vez que o objeto performático se socorreu de diversas áreas (teatro, dança, artes visuais e música), utilizei também, como referência, uma outra obra textual: Poema à duração de Peter Handke. Proponho, também, olhar para a tecnologia de uma perspetiva performática, e de manipulação temporal, utilizando a internet, o live streaming, a filmagem em cena, e a sua projeção. O olhar do público perante o objeto é também analisado, para que melhor se compreenda o mesmo. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - The problematic of time is the main theme of this project. I reflect about it and its multiple conceptions – scientifical, artistic and philosophical – so much as through the creation of a multidisciplinary object - a live performance - but also through the reading of several literary works, and, consequently, the writing of this report. Still on this theme, the relationship between theatrical performance and technology is examined, taking the book Digital Performance from Steve Dixon as it’s paradigm. Once the performative object has helped itself in many areas (theatre, dance, visual arts and music), I also used, as a reference, another textual work: Gedicht an die Dauer from Peter Handke I also propose to look at technology form a performative perspective, and it’s manipulation of time, utilizing the internet, the live streaming, the scene recording and it’s projection. The audience vision of the object is also analyzed, so that we can better understand it. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203034732 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14805 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Tempo | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | Performance | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.subject | Camadas | pt_PT |
dc.subject | Perceção | pt_PT |
dc.subject | Time | pt_PT |
dc.subject | Technology | pt_PT |
dc.subject | Performance | pt_PT |
dc.subject | Dance | pt_PT |
dc.subject | Layers | pt_PT |
dc.subject | Perception | pt_PT |
dc.title | Como a tecnologia influencia o tempo em cena e no performer | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | pt_PT |
oaire.citation.title | Como a tecnologia influencia o tempo em cena e no performer | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de Projeto - Artes Performativas - Rita Amaral Duarte.doc.pdf
- Size:
- 2.88 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format