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Projeto de adaptação do museu ao uso de crianças com necessidades educativas especiais

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Na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a inclusão da pessoa com Necessidades Educativas Especiais (NEE) surge como um direito de proteção, um reconhecimento de dignidade individual e liberdade fundamental. A consagração deste direito implica a inclusão do cidadão em todos os espaços sociais, culturais e educativos da atividade humana, como é o caso, por exemplo, de um Museu. Nesta dissertação no formato de projeto, abordamos o Museu das Crianças. O Museu foi fundado, em 1994, com o propósito de ser um espaço simultaneamente didático e pedagógico. Quisemos estudar as formas de inclusão do Museu das Crianças e contribuir para essas formas desenvolvendo um projeto de promoção da inclusão. Para o efeito, iniciamos o projeto com o estudo das formas de inclusão a partir de dados de opinião recolhidos em entrevistas semidiretivas e com observações de campo. Com base na entrevista à Diretora do Museu das Crianças e a três monitores que acompanham as visitas das crianças à exposição interativa “Viagem ao Meu Futuro”, aferimos que o Museu das Crianças inclui as crianças visitantes através de recursos quer do espaço físico, dado que todo o espaço do Museu está concebido por forma a permitir a passagem de cadeiras de rodas, quer sejam manuais ou elétricas, bem como nalgumas das atividades disponíveis na exposição. Contudo, não são designadas estratégias específicas de inclusão nas atividades pedagógicas. No sentido de contribuir para o aprofundamento da dimensão de inclusão social nas atividades do Museu, definimos o Projeto de Adaptação do Museu ao uso de Crianças com Necessidades Educativas Especiais. Numa abordagem ampla da inclusão procurámos tornar o Museu num lugar aprazível e acessível para todas as crianças. Após a fase de observação, procuramos traçar um plano de adaptação das atividades que compõem a exposição “Viagem ao Meu Futuro”, especialmente um auxílio mais individualizado a cada criança e simplificar as atividades. Após implementação destas adaptações das atividades verificamos maior partilha entre pares e o aumento da participação ativa dos participantes, particularmente, das crianças com NEE no decorrer de todo o percurso pela exposição.
ABSTRACT In the Universal Declaration of Human Rights (1948), the inclusion of the disabled person or child with special educational needs as a right to the protection, a recognition of individual dignity and fundamental freedom. The consecration of this right implies the inclusion of the citizen in all the social, cultural and educational spaces of human activity, as the case, for example, a Museum. In this dissertation in the project format, we speak about the Children's Museum. The Museum was founded in 1994 with the purpose of being a space didactic and pedagogical at the same time. We want study the ways of including of the Children's Museum and contribute to these forms by developing a project to promote the inclusion. To this, we started the project with the study of the inclusion forms from the collected opinion in semi-directional interviews and with field observations. Based on the interview with the Directress of the Children's Museum and three monitors who guide the children's visits to the interactive exhibition "Journey to My Future", we see that the Children's Museum includes visiting children with resources of physical space, the whole space of the Museum is designed to allow the passage of wheelchairs, whether manual or electric, as well as in some of the activities available at the exhibition. However, there are no specific strategies for inclusion in pedagogical activities. In sense of contributing to the deepening of the social inclusion dimension in the activities of the Museum, we defined the Project of the Adaptation of the Museum to Handicap Children’s use. In a broad approach to inclusion we have sought to make the Museum a pleasant and accessible place for all children. After the observation phase, we tried to draw up a plan to adapt the activities that make the exhibition “Journey to My Future”, especially a more individualized aid to each child and to simplify the activities. After implementing these activities, we observed greater sharing among peers and increase in the active participation of participants, particularly children with handicap during exhibition.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

Keywords

Museu das crianças Acessibilidade Inclusão Adaptações Dinamização Necessidades educativas especiais Children museum Accessibility Inclusion Adaptations Dynamization Special educational needs

Citation

Ferreira, M. A. G. (2019). Projeto de adaptação do museu ao uso de crianças com necessidades educativas especiais (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10963

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa

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