Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Sílabas articulatórias na flauta de bisel: a introdução da articulação di-d’ll a alunos do ensino básico e secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio de Estagio - Joana Devesa Final.pdf4.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - A primeira secção do presente relatório foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, sendo relativa ao Estágio do Ensino Especializado que realizei no Instituto Gregoriano de Lisboa, no decorrer do ano letivo 2019/2020. Durante os primeiro e segundo períodos do respetivo ano letivo, tive a oportunidade de assistir às aulas de três alunas de diferentes faixas etárias da classe de Flauta de Bisel da professora Diana Pinto: a Aluna A, do 2º ano de Iniciação do Curso Preparatório; a Aluna B, do 3º grau do Curso Básico; e a Aluna C, do 6º grau do Curso Secundário. A seleção das alunas foi feita pela professora Diana Pinto em concordância com os níveis de escolaridade dos alunos definidos pela Escola Superior de Música de Lisboa para o Estágio de Ensino Especializado. Após o confinamento pela pandemia por Covid- 19, a aluna do 2º ano de Iniciação desistiu, sendo substituída neste estágio por uma aluna de nível semelhante, a Aluna D do 4º ano de Iniciação. Para além de assistir às aulas de cada uma das alunas, também lecionei 1 aula a cada no 1º período e uma aula a cada no 2º período, dando um total de 6 aulas lecionadas. A partir do momento em que as aulas deixaram de ser presenciais por conta da quarentena devido à pandemia por Covid-19, e passaram a ser por gravações e curtas videochamadas, não me foi possível lecionar as 3 aulas que restavam por conta da logística aplicada. Todas as aulas dirigidas por mim foram assistidas presencialmente pelo professor Pedro Couto Soares, orientador do presente relatório de estágio, cujos cometários foram fundamentais para o bom desenvolvimento das minhas competências pedagógicas, promovendo uma atitude refletiva e autocrítica permanente. O presente relatório inclui ainda um anexo em formato digital com as fichas de observação e os planos de aula elaborados durante o estágio.
Resumo II - A segunda secção do presente relatório foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, sendo relativa ao projeto de Investigação. A temática abordada é referente à introdução e utilização das diversas sílabas articulatórias, nomeadamente as sílabas di-d’ll no ensino básico e secundário da Flauta de Bisel. Pelo seu caráter mais prático, esta Investigação está diretamente relacionada com a prática pedagógica da Flauta de Bisel. Na primeira parte desta secção é realizada uma descrição do projeto, seguida de uma revisão da literatura estudada, a partir da qual foi possível delinear uma estrutura de trabalho. Esta estrutura tem por base as Questões da Investigação delineadas e a Metodologia utilizada. Esta Metodologia é composta por Entrevistas a flautistas/professores portugueses, uma Aula de Grupo e Estudo de Caso com 4 alunos de diferentes idades do Instituto Gregoriano de Lisboa, escola onde foi realizado o estágio do presente relatório, realizado durante 3 semanas. Após a análise dos dados obtidos em cada um dos pontos dos referidos anteriormente, é elaborada uma reflexão crítica sobre quais as conclusões a que se chega e que questões surgiram ou ficaram por responder. Esta secção termina com uma reflexão final sobre o desenvolvimento da investigação e o impacto que esta poderá ter numa prática mais pedagógica.
Abstract I - The first section of this report was prepared within the scope of the Master’s in Music Teaching, being related to the Specialized Education Internship that I did at Instituto Gregoriano de Lisboa, during the 2019/2020 academic year. During the first and second term of the respective school year, I had the opportunity to attend classes of three students from different age groups in the Diana’s Pinto recorder class: Student A, from the 2nd year of Initiation of the Preparatory Course; Student B, from the 3rd degree of the Course Basic; and Student C from the 6th degree of the High School. The selection of students was made by the teacher Diana Pinto according to the school levels of the students defined by Escola Superior de Música de Lisboa for the Specialized Teaching Internship. After being confined by the Covid-19 pandemic, the 2nd year student of Initiation dropped out, being replaced at this stage by a student of similar level, Student D from the 2nd year of Initiation. In addition to attending the classes of each of the students, I taught one class each in the 1st term and one class each in the 2nd term, giving a total of 6 classes taught. From the moment the classes left from being presential by account of the quarantine for Covid-19 pandemic and came to be for recordings and short video calls, I was unable to teach the remaining 3 classes due to applied logistics. All as classes directed by me were attended and assisted in person by professor Pedro Couto Soares, supervisor of this internship report, whose comments were fundamental for the good development of my pedagogical skills, promoting a permanent reflective and self-critical attitude. This report also includes an annex in digital format with observation sheets and lesson plans prepared during the internship.
Abstract II - The second section of this report was prepared within the scope of the Master’s in Music Teaching, being related to the Research project. The theme addressed is related to the introduction and use of the various articulatory syllables, namely the did'll syllables, in the basic and secondary education of the recorder. Due to its practical character, this research is directly related to the pedagogical practice of the recorder. In the first part of this section, a description of the project is made, followed by the review of the studied literature, from which it was possible to outline a structure of job. This structure is based on the Research Questions outlined and the Methodology used. This Methodology is composed by interviews with Portuguese recorder players/teachers, a Group Class and Case Study with 4 students of different ages from the Instituto Gregoriano de Lisboa, school where the internship of this report was carried out, performed for 3 weeks. After analyzing the data obtained at each point of the mentioned above, a critical reflection is elaborated on which conclusions should be arrived and what questions arose or remained unanswered. This section ends with a final reflection on the development of research and the impact it may have on a more pedagogical practice.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Flauta de Bisel Articulação Sílabas articulatórias di-d’ll Recorder Articulation Tonguing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa