Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A utilização de metodologias ativas na promoção do desenvolvimento das competências sociais e da motivação em alunos do 2.º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RD_MMG_2022291.pdf6.51 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório integra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do relatório debruça-se sobre a prática desenvolvida no contexto do 1.º e do 2.º Ciclo, respetivamente numa turma de 1.º ano e, em duas turmas de 6.º ano. Desta forma, serão apresentadas as descrições e análises reflexivas do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, em ambos os ciclos. Na segunda parte, será apresentado um estudo empírico, realizado no contexto de uma das práticas. Como finalidade, a presente investigação pretende estudar a possível relação entre a utilização de metodologias ativas e a promoção do desenvolvimento das competências sociais e motivação em alunos do 2.º Ciclo. Para tal foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) Explorar a utilização de metodologias ativas nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, para desenvolver as competências sociais dos alunos e a sua motivação para as referidas disciplinas; ii) Recolher dados sobre a evolução das competências sociais dos alunos e a evolução da motivação dos mesmos; iii) Analisar os dados relativos à evolução das competências sociais dos alunos, relacionando-os com as metodologias ativas utilizadas; iv) Analisar os dados relativos à evolução da motivação dos alunos, relacionando-os com as metodologias ativas utilizadas e v) Desenvolver conclusões sobre possíveis contributos da utilização das metodologias ativas para as competências sociais e a motivação dos alunos. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo de caso, com características de uma investigação-ação e foram definidas, como técnicas de recolha de dados, a observação direta e participante, o questionário e a entrevista semiestruturada, tendo os dados sido analisados por análise de conteúdo. Os resultados mostraram um desenvolvimento positivo não só das competências sociais dos alunos, como também da motivação dos mesmos, revelando, neste estudo, uma relação direta e positiva entre a utilização destas metodologias e o desenvolvimento destas competências.
This report is part of the Supervised Teaching Practice II course, lectured in the second year of the Master in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Maths and Science in the 2nd Cycle of Basic Education. The first part of the report focuses on the practice developed in the context of both 1st and 2nd Cycle of Basic Education, specifically in one first-grade class and two sixth-grade classes, respectively. Descriptions and reflective analyses of the observation, intervention, and pedagogical evaluation periods in both educational stages will be presented. The second part will present an empirical study conducted within one of the practices. The aim of this research is to study the possible relationship between the use of active methodologies and the promotion of social competencies development and motivation in students in 2nd Cycle of Basic Education. Afterwards, the following specific objectives were defined to: i) Explore the use of active methodologies in Mathematics and Natural Sciences to develop students' social competencies and their motivation for these subjects; ii) Collect data on the evolution of students' social competencies and motivation; iii) Analyze the data related to the evolution of students' social competencies, correlating them to the used active methodologies; iv) Analyze the data related to the evolution of students' motivation, correlating them to the used active methodologies; and v) Elaborate conclusions on the potential contributions of using active methodologies for students' social competencies and motivation. Thus, a qualitative methodology, a case study with characteristics of action research was used, and the data collection techniques included direct and participant observation, questionnaires, and semi-structured interviews. The data were analyzed, using content analysis. The results reflected a positive development not only in students' social competencies but also in their motivation, revealing a positive and direct relationship between the use of active methodologies and the development of those competencies and motivation, in this case study.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Metodologias ativas de aprendizagem Competências Sociais Motivação Matemática e Ciências Naturais 2.º ciclo do ensino básico

Citation

Guerra, M. M. C. (2024). A utilização de metodologias ativas na promoção do desenvolvimento das competências sociais e da motivação em alunos do 2.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18077

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue