Repository logo
 
Publication

Insuficiência de convergência e atenção visual: estudo exploratório em estudantes do ensino superior

dc.contributor.authorCunha, Tânia
dc.contributor.authorPinto, Sara
dc.contributor.authorSargo, Joana
dc.contributor.authorMendanha, Luís
dc.contributor.authorLança, Carla
dc.contributor.authorOliveira, Manuel
dc.date.accessioned2013-05-27T14:35:04Z
dc.date.available2013-05-27T14:35:04Z
dc.date.issued2013-05
dc.description.abstractRESUMO: Introdução – A insuficiência de convergência (IC) pode desencadear alterações da atenção visual. Pretende-se investigar se existem alterações na atenção visual em estudantes do ensino superior com IC. Metodologia – Estudo quantitativo, comparativo e correlacional. Participaram 44 estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos. Formaram-se dois grupos, um com Visão Binocular Normal (VBN) e outro com IC. O grupo com IC incluiu os indivíduos que apresentaram alterações no ponto próximo de convergência (PPC) e/ou na convergência para perto (C’). Para avaliar a atenção visual utilizou-se o teste de cancelamento de sinos. Resultados – O grupo com VBN foi composto por 32 indivíduos (23 do género feminino) e o grupo com IC por 12 indivíduos (11 do género feminino). No teste de atenção visual verificou-se que o número médio de sinos identificados foi de 34,6 para o grupo com VBN e de 34,3 no grupo com IC. O tempo médio de realização do teste foi de 167,9s e de 198,3s para os grupos de VBN e IC, respetivamente. Observou-se uma correlação moderada positiva entre o PPC e o tempo médio de realização do teste (r≈0,63) e uma correlação fraca positiva entre o número médio de sinos identificados e a C’ (r≈0,16). Por outro lado, a correlação entre o PPC e o número médio de sinos identificados (r≈-0,48) foi fraca negativa e entre a C’ e o tempo médio (r≈-0,05) foi ínfima negativa. Discussão/Conclusões – O grupo com VBN apresenta um número médio de sinos identificados superior ao grupo com IC. Verifica-se ainda que o grupo com IC demorou mais tempo na realização do teste, comparativamente com o grupo com VBN. Estes resultados apontam para uma possível relação entre a IC e a diminuição da atenção visual.por
dc.description.abstractABSTRACT: Aims – The convergence insufficiency (CI) interferes with the ability to perform near activities. This study aims to investigate visual attention deficits in higher education students with CI. Methods – A cross-sectional study was developed. Forty-four students (n=44), from ESTeSL, with ages between 18 and 24 years old participated. The students were distributed in two groups, one with Normal Binocular Vision (NBV) and the other with CI. In CI group were included students with reduced: near point of convergence (NPC) and/or near fusional amplitude of convergence (C’). The bells cancellation test was used to evaluate visual attention. Results – Thirty-two students (n=32) were included in the NBV group (23 females and 9 males) and 12 were included in the CI group (11 females and 1 male). The average number of identified bells for the visual attention test was 34.6 for the NBV group and 34.3 for the CI group. The average time to complete the test was 167,9s and 198,3s for the NBV and CI groups respectively. A mild positive correlation between the NPC and the average time was found (r≈0.63). A weak positive correlation between the average number of identified bells and C’ (r≈0.16) was observed. On the other hand, weak negative correlations were found between the NPC and the average number of identified bells (r≈-0.48) and between the average time and C’ (r≈-0.05). Discussion/Conclusion – The NBV group presents a higher average of identified bells than the CI. The students from the CI group took more time to complete the test when compared to the NBV group. These results point to a possible decreasing of visual attention induced by CI.por
dc.identifier.citationCunha T, Pinto S, Sargo J, Mendanha L, Lança CC, Oliveira M. Insuficiência de convergência e atenção visual: estudo exploratório em estudantes do ensino superior. Saúde & Tecnologia. 2013;(9):5-10.por
dc.identifier.issn1646-9704
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2525
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapor
dc.subjectOrtópticapor
dc.subjectVisão binocularpor
dc.subjectInsuficiência de convergênciapor
dc.subjectAtenção visualpor
dc.subjectTeste de cancelamento de sinospor
dc.subjectOrthopticspor
dc.subjectBinocular visionpor
dc.subjectConvergence insufficiencypor
dc.subjectVisual attentionpor
dc.subjectBells cancellation testpor
dc.titleInsuficiência de convergência e atenção visual: estudo exploratório em estudantes do ensino superiorpor
dc.title.alternativeConvergence insufficiency and visual attention: exploratory study in graduate studentspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage10por
oaire.citation.startPage5por
oaire.citation.titleSaúde & Tecnologiapor
person.familyNameMendanha Dias
person.familyNameLança
person.givenNameLuís
person.givenNameCarla
person.identifier.ciencia-id601A-6412-BF2F
person.identifier.orcid0000-0001-8430-1780
person.identifier.orcid0000-0001-9918-787X
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication65b4bf1c-eaa5-4a81-b5e3-92e0dedbf9e2
relation.isAuthorOfPublication0320b455-ee19-4670-8bf2-10dce9de1bec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0320b455-ee19-4670-8bf2-10dce9de1bec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Insuficiência de convergência e atenção visual.pdf
Size:
206.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections