Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.81 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O podologista é o profissional que desenvolve as atividades de investigação, estudo, prevenção, diagnóstico e terapêutica de afeções, deformidades e alterações dos pés. O acesso e exercício desta profissão foi regulamentado, em Portugal, em 2014. No entanto, a Associação Portuguesa de Podologia, que representa esta classe profissional, assinala este ano o seu vigésimo aniversário.
Este estudo, dirigido a sócios da Associação Portuguesa de Podologia, teve como objetivo a recolha de dados para identificar e caracterizar as atividades de comunicação que os podologistas desenvolvem no contexto da sua profissão.
Para isso foi desenvolvido um questionário com nove questões (abertas e fechadas). O questionário foi aplicado online, através da aplicação Google Forms. O envio do questionário foi realizado pela Associação Portuguesa de Podologia, junto da sua Base de Dados de Sócios, entre os dias 11 de setembro e 24 de setembro.
Os resultados foram apresentados na 7ª Reunião Magna de Podologia:
- Os podologistas percecionam a comunicação como uma mais-valia para a divulgação e reconhecimento da profissão assim como para a melhoria do conhecimento dos doentes (papel/atuação do podologista e esclarecimento de doenças/tratamentos)
- Existe a perceção de que a comunicação pode induzir a procura de serviços/consultas de podologia
- A maioria dos inquiridos costuma comunicar sobre prevenção ou sobre o tratamento das doenças podológicas.
- Os esforços comunicativos são dirigidos, em mais de metade dos inquiridos, a potenciais doentes
- As redes sociais e os materiais informativos (brochuras, folhetos) são os principais instrumentos utilizados para comunicar. No entanto, o “boca-a-boca” é considerado, a par das redes sociais, como uma das melhores formas para divulgar a profissão
- 88% dos inquiridos não tem ajuda externa no desenvolvimento do trabalho de divulgação
- 78% dos inquiridos não avalia resultados da atividade de divulgação
- A presença nas redes sociais e a presença nos media são os canais de comunicação em que os podologistas gostavam de melhorar a divulgação da sua atividade
Description
Keywords
Comunicação Saúde Podologistas
Citation
Garcia, A., & Eiró-Gomes, M. (2019, set, 28). Comunicação e Podologia: o caminho a percorrer. Comunicação apresentada na 7.ª Reunião Magna de Podologia, CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Vila Nova de Famalicão, Portugal
Publisher
Associação Portuguesa de Podologia