Repository logo
 
Publication

O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira

dc.contributor.advisorSilva, Mary Katherinepor
dc.contributor.authorLopes, Mariana Mateus Dos Santos
dc.date.accessioned2014-11-28T10:46:18Z
dc.date.available2014-11-28T10:46:18Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório da UC Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractComo culminar de todas as aprendizagens adquiridas ao longo da formação académica na área da Educação, surge o presente relatório como espelho da Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar, em contextos de Creche e de Jardim de Infância (JI). É objetivo deste texto concretizar a análise crítica e reflexiva da intervenção desenvolvida em ambos os contextos educativos, desde as intenções delineadas para uma ação pedagógica coerente e significativa à sua ilustração com a própria prática experienciada. Fruto dos diversos estágios, surge um aspeto – que dá título ao relatório – a destacar de entre os outros decorrentes da intervenção educativa. Aborda-se a interação adultocriança no momento da brincadeira, querendo assumir o adulto como brincador, valorizando-se o brincar como fonte de aprendizagens significativas para as crianças. Assim, são vistos os conceitos de brincar, tempo-espaço das crianças e participação do adulto, também com o intuito de se compreender qual o papel do adulto e quais as estratégias a adotar para uma abordagem não intrusiva na brincadeira. Este tema emerge também da própria postura de futura educadora que tentei construir ao longo das intervenções pedagógicas que pude realizar. Só assim, refletindo a prática, é que se poderá traçar o perfil mais adequado do profissional de educação pré-escolar.por
dc.description.abstractABSTRACT As a result of all the apprenticeship acquired throughout the academic formation in the area of Education, comes the present report as a mirror of the Supervised Professional Practice (SPP) developed in Master Degree in Pre-School Education, in the social and educational contexts of nursery and kindergarten. It is the purpose of this text to establish the critical and reflexive analysis of the intervention developed in both educative contexts, from the intentions lined for a coherent and meaningful pedagogical action to an illustration of its own experienced practice. As an outcome of the different internships, one aspect – which gives name to this report – stands out above others resulting from the educational intervention. It addresses the adult-child interaction during the play time, wanting to assume the adult as a player, valuing the playing as source of meaningful apprenticeships for children. Therefore are revised the concepts of playing, children’s time-space and the adult’s participation, also with the goal of understanding what’s the role of the adult and which are the strategies to adopt for an non-intrusive approach to the play time. This subject emerges also from my own posture of future educator that I’ve been trying to build over the pedagogical interventions I went through. Only reflecting about the practice can you establish a more suitable profile of a Pre-School Education’s professional.en
dc.identifier.tid201358735pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3977
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectTempo-espaço da criançapor
dc.subjectInteração adulto-criançapor
dc.subjectParticipação do adultopor
dc.subjectPlayen
dc.subjectChildren’s time-spaceen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectAdult’s participationen
dc.titleO brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeirapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O Brincador.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: