Repository logo
 
Publication

Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão

dc.contributor.advisorMarques, Ana
dc.contributor.authorPinto, Joana
dc.date.accessioned2024-01-04T13:08:40Z
dc.date.available2024-01-04T13:08:40Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, com o objetivo principal de explorar novos movimentos a partir da integração dos Estímulos ideacional e cinestésico, com o intuito de conduzir à transformação dos movimentos técnicos já adquiridos de outras disciplinas, por parte do público-alvo, que os transportam na sua memória corporal, e também suscitar movimentos inovadores ampliando a criatividade e a expressividade dos alunos. Este estudo foi aplicado aos alunos do 1º e 2º anos do Curso Básico de Dança do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, na disciplina de Expressão Criativa, durante o ano letivo de 2021/2022. A pesquisa, de natureza investigação-ação, começou com uma fase de observação estruturada, utilizando grelhas de observação como instrumento de recolha de dados. Posteriormente, ocorreu uma segunda fase em que a estagiária participou ativamente na lecionação das aulas, colaborando com a professora titular da turma na sua prática pedagógica. Por fim, na terceira fase, a estagiária assumiu a lecionação autónoma, com foco na aplicação de diferentes ferramentas de exploração de movimento, com base no método de Laban, visando estimular a exploração, criação e inovação de movimentos, indo além das competências técnicas ou movimentos habituais dos alunos. O desenvolvimento da autoconsciência corporal foi, igualmente, um objetivo a atingir, ajudando os alunos a compreender como é que os seus movimentos podem ser expressivos e comunicativos. Promoveu-se a capacidade de observação, apreciação e avaliação, estimulando uma compreensão mais profunda do movimento. Em suma, considera-se que este estágio explorou a integração dos Estímulos nas aulas de dança, incentivou a criatividade dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de uma abordagem mais consciente e expressiva em relação ao movimento, enriquecendo assim a experiência educativa dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This internship report was carried out as part of the Master's Degree in the Teaching of Dance from the Superior School of Dance, of the Polytechnic Institute of Lisbon, with the main aim of exploring new movements from the integration of ideational and kinesthetic stimuli in order to lead to the transformation of technical movements already acquired from other disciplines, by the target audience, who carry them in their body memory, and also the purpose of developing innovative movements by expanding the students’ creativity and expressiveness. This study was applied to students in the 1st and 2nd years of the Basic Dance Course of the Vila Nova de Famalicão Dance Conservatory, in the Creative Expression subject during the 2021/2022 academic year. The research, of an action-research nature, began with a structured observation phase, using observation grids as a data collection tool. This was followed by a second phase in which the trainee teacher took an active part in teaching the classes, collaborating with the class teacher in her pedagogical practice. Finally, in the third phase, the trainee took on autonomous teaching, focusing on the application of different movement exploration tools, based on Laban's method, with the aim of stimulating the exploration, creation and innovation of movements, going beyond the student’s technical skills or habitual movements. The development of bodily self-awareness was also an objective, helping students to understand how their movements can be expressive and communicative. The ability to observe, appreciate and evaluate was promoted, stimulating a deeper understanding of movement. To sum up, it is considered that this internship explored the integration of stimuli in dance classes, encouraged the students' creativity and contributed to the development of a more conscious and expressive approach to movement, thus enriching the students' educational experience.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPinto, J. (2023). Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/16762pt_PT
dc.identifier.tid203445457
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16762
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectExpressão criativapt_PT
dc.subjectEstímulospt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectExpressividadept_PT
dc.subjectMétodo de Labanpt_PT
dc.subjectCreative expression
dc.subjectStimuli
dc.subjectCreativity
dc.subjectExpressiveness
dc.subjectLaban’s method
dc.titlePara além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Joana Pinto.pdf
Size:
1.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: